Saúde orienta população sobre doenças respiratórias

Mesmo com anúncio da OMS do fim da emergência de saúde pública é preciso manter os cuidados

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na sexta-feira, dia 5, o fim da ameaça sanitária internacional da Covid-19. De acordo com a entidade, o vírus se classifica agora como “problema de saúde estabelecido e contínuo”. Mesmo com essa classificação, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria da Saúde reforça a importância da etiqueta respiratória.

Com a chegada do outono, a Secretaria de Saúde alerta para as doenças muito comuns da temporada, por conta das baixas temperaturas e o ar seco. O uso de máscaras de proteção facial pode ser um bom aliado para prevenir a contaminação das doenças respiratórias. Para quem for buscar atendimento médico nas Estratégias Saúde da Família (ESF) ou Policlínica e esteja com sintomas respiratórios, a Secretaria de Saúde recomenda a utilização de máscaras.

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior, o bom senso deve prevalecer. “Estamos percebendo que alguns pacientes chegam na unidade sem nenhum tipo de proteção e isso muitas vezes, assusta outros pacientes. Então só estamos orientando as pessoas que utilizem máscaras quando estiverem com sintomas e forem buscar auxilio médico. Os cuidados preventivos são muito importantes, principalmente porque a influenza e a Covid-19 são doenças que impossibilitam as pessoas de realizarem suas atividades diárias, retirando-as da rotina e do convívio com as demais pessoas”, explica. O uso de máscaras é recomendado sempre que a pessoa estiver com sintomas respiratórios, não apenas em unidades de saúde.

Os hábitos de etiqueta respiratória utilizados durante o auge da pandemia de covid-19 também valem para prevenir as doenças que mais incidem no outono e no inverno, a exemplo da proteção, com o braço, quando for tossir ou espirrar, e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool.

Além disso, é fundamental não ter contato com outras pessoas quando estiver sintomático. Outros cuidados que podem ser observados são manter-se bem hidratado, ter uma alimentação saudável e equilibrada, evitar ambientes fechados, ingerir chás e bebidas quentes.