Aspectos Econômicos

Uma cidade com aproximadamente 70 mil habitantes com mais de 6.000 empresas formais, e que nos últimos 02 anos abriu quase 1.500 novas empresas. O que gerou um saldo positivo de mais de 1.000 vagas de empregos criadas neste mesmo período.

Em 2018 alcançou a primeira colocação no Ranking de Exportações – Estado, Jan-Dez/2018, o que representa mais de 30% da exportação do estado e sétimo colocado a nível Brasil com um superávit de mais de 04 bilhões de dólares. Hoje esta entre as 20 principais economias do estado, sendo 15ª colocada em movimentação econômica.

Gaspar se consolida como um polo têxtil, com confecção e manuseio de malhas, porém, nem só as malharias, tinturarias e estamparias sustentam a economia. O setor alimentício traz divisas para nossa economia, a indústria de plásticos é outra atividade que nos últimos anos oferece empregos e modernidade ao nosso parque industrial.   O setor da metalurgia dá lugar ao potencial do município perante o mercado competitivo, e que exige criatividade, num segmento dinâmico e diversificado.

O setor turístico, que atrai pessoas do mundo inteiro, tem como fator favorável nossa localização geográfica, com a proximidade do litoral e rodovias federais como a BR 101 e BR 470 de enorme fluxo de veículos de passeio. O Porto de Itajaí e o Aeroporto Internacional de Navegantes também contribuem para a facilidade no acesso.

Vale lembrar dos excelentes equipamentos turísticos de nossa cidade que oferecem oportunidades de descanso, conforto e aventura, assim como a indiscutível culinária. Um turismo de temporada, os Parques Aquáticos; turismo o ano inteiro com um dos maiores hotéis fazenda do país, com atrações diárias, além dos hotéis e pousadas rurais, que ao todo contabilizam mais de 1.300 leitos.

Uma diversa atividade econômica, com prestação de serviços, comércio fortalecido pela variedade de produtos. Produção artesanal de geleias, doces e pães caseiros e cachaça produzida nos alambiques de nosso município.

Na agricultura, nossos produtores de arroz, encantam a paisagem, e agregam a beleza a excelentes resultados, pois a produtividade é uma das melhores de Santa Catarina, gerando entre 150 e 180 sacas de 50 kg por hectare. A produção de peixes de lagoa e pesque-pagues, unem o útil ao agradável na economia de nosso município.

Um conjunto de ações, entre poder público e iniciativa privada, fortalecem a economia de nossa cidade, com o acompanhamento e parcerias das entidades empresarias e de classe, consolidando a busca permanente da qualidade de vida ao cidadão que escolheu Gaspar para viver.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo
(47) 3091-2090
sder@gaspar.sc.gov.br
Para mais informações, clique aqui.