Gaspar inicia treinamento em escolas com a Polícia Militar

Ação já era trabalhada desde o início do ano e foi efetivada para ampliar os protocolos de segurança

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, trabalha em conjunto com a Polícia Militar, desde o início do ano para promover treinamento em segurança. A ação consite na capacitação dos profissionais de educação para o enfrentamento de situações críticas. O objetivo é que cada unidade conheça protocolos e ações que devem ser tomadas em emergências.

Após a tragédia ocorrida em uma unidade educacional de Blumenau no mês passado, a implantação dessa capacitação foi acelerada. Cada unidade vai parar por um período, com aviso prévio para pais e responsáveis, para a execuçao do treinamento que, neste primeiro momento, deve ser feito com os profissionais que atuam nas unidades.

Inicialmente, um cronograma precisou ser desenvolvido, para mapear quantas palestras seriam necessárias e como atender todas as unidades de ensino da melhor forma possível.

Outras ações

Além das ações em parceria com a Polícia Militar, o município também contratou uma empresa de vigilância e monitoramento para fazer o o acompanhamento em tempo real de cada unidade de ensino da cidade, com ênfase nos períodos de aula. As câmeras estão sendo instaladas nos principais acessos as escolas e botões de pânico que acionam simultaneamente PM e a empresa também serão distribuidos nas unidades. O serviço contempla ainda o monitoramento direto da empresa responsável, com ronda presencial duas vezes por dia em cada unidade.

As unidades também recebem melhorias no cercamento, conforme a estrutura de cada escola. Um diagnóstico foi executado para verificar a possibilidade e necessidade de cada escola e os trabalhos já foram iniciados nas unidades mais vulneráveis. Um processo licitatório também já está em andamento para que essa ação seja executada em todas as unidades da rede municipal.

O treinamento, vigilância e políticas de segurança se tornaram uma política pública permanente na rede de educação. Em médio prazo, todas as unidades vão receber as melhorias combinadas.

Os protocolos de segurança ainda estão sendo repassados nas unidades de ensino. Além disso ainda está em processo a instalação de câmeras, auxílio sobre o uso do botão de pânico caso seja necessário, instalação de cercas e reforço no desenvolvimento dos cuidados dentro e nos arredores das unidades de ensino de Gaspar.

Para colaborar, a comunidade em geral pode tomar algumas medidas simples, como:

Não compartilhar notícias falsas
Sempre confirmar qualquer informação junto aos órgãos oficiais

Não filmar e divulgar as estruturas da escolas, uniformes ou horários da criança

Denunciar casos suspeitos junto às autoridades competentes