Gaspar terá ações para comemorar o Dia da Costureira

Agulhas, linhas, um pedaço de tecido e o equipamento de paixão, a máquina de costura, esses são os materiais indispensáveis na rotina das costureiras de Gaspar. O trabalho do setor é essencial para o avanço da economia no município, que tem uma data especial comemorado no dia 25 de maio. Por esse motivo, serão realizadas diversas ações para homenagear essas mulheres. As atividades são realizadas pelo Programa Gaspar PRO, com o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina Gaspar (IFSC) Núcleo Têxtil da Associação Empresarial de Gaspar – ACIG e da Prefeitura de Gaspar.

A primeira atividade realizada é o ensaio fotográfico para a Campanha do Dia da Costureira “Mãos que costuram o futuro de Gaspar”, que será divulgada nos canais oficiais da Prefeitura de Gaspar. Cada empresa deverá escolher uma profissional de costura e uma criança (filho ou neto), ambos devem utilizar a mesma peça de roupa desenvolvida pela empresa. Para cadastrar a costureira, a empresa ou profissional autônoma deverá realizar o cadastro através do formulário online: https://forms.gle/CMaJH4npbL7QXdW88. O objetivo da ação é homenagear as mulheres que contribuíram com o título de Gaspar de Capital Nacional da Moda Infantil.

Também será realizado um workshop com informações sobre a formalização dos serviços das costureiras. O evento será realizado online, nos canais oficiais da Prefeitura de Gaspar, no dia 25. No dia 21, haverá uma um curso com duração de 4 horas sobre automaquiagem e cuidados com a pele. São apenas 24 vagas disponíveis, o serviço será oferecido exclusivamente para mulheres costureiras, no Instituto MIX.

Com o objetivo de oferecer bem-estar, saúde e qualidade de vida, no dia 28 de maio, terá o aulão de ritmos, conduzido pelo instrutor Marcinho Vieira. O evento será realizado no ginásio Prefeito João dos Santos, a partir das 14h, e é exclusivo para mulheres que são costureiras.

O prefeito Kleber Wan-Dall, comenta sobre as ações que ocorrerão na próxima semana. “Nosso papel como gestão administrativa é destacar a importância dessas trabalhadoras para a nossa cidade. Parte da movimentação da nossa economia é proveniente dessa atividade, nada mais justo do que proporcionar dias especiais assim”, destaca Wan-Dall.