Transporte coletivo de Gaspar recebe selo de certificação ambiental

     Em vistoria realizada na última semana, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte – constatou que todos os veículos do Transporte Coletivo de Gaspar, estão dentro dos limites socioambientais ideais, conforme avaliação feita por técnicos do projeto. A parceria criada entre o Sest/Senat e a Confederação Nacional do Transporte (CNT) verificou que os 22 veículos, usados diariamente pela empresa Expresso Presidente, estão aptos a receber o selo verde de aprovação da iniciativa, ou seja, estão dentro dos níveis adequados relacionados à emissão de poluentes, como o gás carbônico.

     A avaliação do Programa Despoluir é realizada através de uma unidade móvel com equipamentos – opacímetro, tacômetro, computador portátil e software personalizado para realizarem as avaliações veiculares com base na Resolução CONAMA nº 418/2009 e na Instrução Normativa IBAMA nº 6/2010.

     “Estamos muito felizes em ganhar mais esse reconhecimento para o nosso transporte coletivo. Representa o resultado e comprometimento e cuidado com os automóveis, além de mostrar que estamos sim, em dia com o meio ambiente, que também é um fator fundamental para nós”, destaca o secretário da Fazenda e Gestão Administrativa, Jorge Pereira.

PROGRAMA DESPOLUIR

     O Programa Ambiental do Transporte – Despoluir – foi implantado pela CNT/SEST SENAT com o objetivo de incentivar novas ações de preservação do meio ambiente no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado.

     O projeto em conjunto com a empresa operadora do transporte, promove a melhoria da qualidade do ar através da redução da emissão de poluentes como CO2 e particulados no meio ambiente, que contribuem também para o aquecimento global.