Concluída a primeira fase do Parque Náutico de Gaspar

A Prefeitura de Gaspar finaliza a primeira fase da construção do Parque Náutico. Os serviços foram concluídos na sexta-feira, dia 6 de maio. A primeira fase do parque consiste na realização de obras de preparação do terreno, pavimentação, criação das áreas de circulação, infraestrutura da iluminação e hidráulica, além da construção do estacionamento. Também fez parte desta etapa a implantação da área verde. Espaço só será aberto ao púbico, após a conclusão da segunda etapa.

O Parque Náutico de Gaspar terá a importante proposta de integrar a comunidade com o Rio Itajaí-Açu. Em abril, a Prefeitura de Gaspar conseguiu a liberação do terreno de propriedade da União, com uma área de 7 mil m². Com isso, as novas etapas do projeto podem ser iniciadas.

Com a liberação do terreno, a Prefeitura já contratou a atualização da planilha orçamentária para que seja apresentado no Plano 1000, programa do Governo Estadual e por fim aprovar o projeto para a licitação. As obras incluem a contenção da margem do rio, o píer, arquibancada, mirantes, mobiliário, playground, fonte e pista de caminhada.

O prefeito Kleber Wan-Dall, destaca que a construção do parque vai aumentar as oportunidades para o gasparense. “Esta é uma obra inédita para Gaspar, pois faz ligação direta com o Rio Itajaí-Açu e sabemos que irá fomentar o lazer e o turismo local, sendo um potencial para as atividades náuticas e esportivas, por exemplo. São mais oportunidades para a nossa população em todos os aspectos”, comenta Wal-Dall.

Em sua totalidade, o projeto do Parque Náutico conta com 15 mil m². Na primeira etapa, foram investidos R $1,6 milhão, oriundos do Ministério do Turismo. A abertura do parque para a população será efetuada, assim que a segunda etapa das obras ficarem concluídas. O custo total da obra é de R$ 9 milhões, que serão captados através do Programa Avança Gaspar e Plano 1000.

O Parque Náutico

A estrutura do Parque ficará localizada nas imediações da Ponte do Vale na Rodovia Jorge Lacerda, é executada com base em projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, hidrossanitário, de prevenção a incêndio e de drenagem pluvial. Prevê a construção de um deck com acesso ao rio, área arborizada, área de atracamento de veículos aquáticos, área de lazer com arquibancada, assentos de descanso, espaço para esportes e playground infantil. A obra também contará com métodos de acessibilidade para pessoas com deficiência física, iluminação e estacionamento.

Avança Gaspar

Com a determinação de melhorar a vida da população, o Programa Avança Gaspar garante infraestrutura, mobilidade urbana, segurança e gera oportunidade de crescimento em todas as regiões do município. Em três anos, mais de 70 km de ruas foram asfaltadas, além disso, cerca de 120 obras de pavimentação, drenagem, calçamento e pontes foram concluídas. O Avança Gaspar entrou em uma nova fase, com mais de 30 projetos e uma disponibilidade de investimento de cerca de R$ 200 milhões.

Para a nova etapa do Avança Gaspar, diversas ruas serão contempladas com obras de revitalização, drenagem, pavimentação e requalificação. Algumas delas sãos: Rua Leonardo Pedro Schmitt, Vidal Flávio Dias, São Bento, João José Schmitt, Paulo José Roncaglio, Clara Schimitt, José Casas, Paulo Bailer e Cecília Eberhardt, Prefeito Leopoldo Schramm, entre outras.