Oficina estimula a alimentação saudável desde a infância

Projeto da Prefeitura e Sepat ensina crianças sobre os benefícios de uma dieta balanceada e nutritiva

Despertar o interesse por bons hábitos alimentares desde a infância é uma medida que pode interferir positivamente na qualidade de vida, reduzindo as chances de sobrepeso, colesterol alto e diabetes no futuro. Por isso, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, Diretoria de Alimentação Escolar e Empresa SEPAT Multiservice, responsável pela alimentação escolar no município, realiza oficinas de produção de sanduíche natural durante a semana. As oficinas abordam os benefícios dos alimentos em escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs).

Nesta terça-feira, dia 23, crianças do CDI Emília Theiss e CDI Thereza Beduschi ouviram a história “O Sanduíche da Serena” e, em seguida, reproduziram a receita. Já os alunos da Escola Ferandino Dagnoni e Escola Luiz Franzoi realizaram a atividade de educação nutricional “Dados dos Sentidos”, na qual jogam um dado e devem adivinhar o alimento por meio de um dos sentidos (olfato, visão, audição, tato e paladar).

Receitas práticas, diferentes e bastante coloridas, com ingredientes naturais variados, são utilizadas para mostrar aos alunos e crianças que é possível tornar a alimentação mais prazerosa e nutritiva, com diversas formas de elaboração. As crianças participam das diferentes etapas da preparação, aprendem um pouco mais sobre os alimentos e ainda são incentivadas a experimentar a refeição.

Além de incentivar uma alimentação com teor reduzido de sal, açúcar e gordura, também levando em consideração as restrições alimentares dos participantes, o objetivo das oficinas é estimulá-los no desenvolvimento de habilidades manuais e cognitivas. No caso de crianças menores, dos CDIs, as oficinas são mais lúdicas e auxiliam na melhora da coordenação motora durante o preparo do alimento.

As próximas escolas e CDIs que receberão o projeto serão o CDI Maria Salete Oliveira Pereira, CDI Nelson Alexandre Bornhausen e as escolas Professora Ana Lira e Professora Angélica de Souza Costa. A atividade foi desenvolvida pela Chef de Cozinha Isabel, da empresa Sepat, em parceria com a Diretoria de Alimentação Escolar da Prefeitura de Gaspar.