Inicia a instalação dos novos equipamentos de fiscalização eletrônica do trânsito

Expectativa é de que os serviços sejam concluídos em até 90 dias

Gaspar passa por uma renovação dos pontos de fiscalização de velocidade, as chamadas lombadas eletrônicas. A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Fazenda e Gestão Administrativa e da Superintendência de Trânsito concluiu o estudo e o novo processo licitatório para a implantação dos equipamentos. A nova empresa já iniciou a instalação dos novos pontos de monitoramento eletrônico. A expectativa é de que a Telmesh Tecnologia e Sistemas finalize os trabalhos em até 90 dias.

A empresa é responsável pela locação, implantação, a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de fiscalização automática de trânsito e disponibilização de sistema de processamento de infrações de trânsito. Além disso, todos os novos equipamentos possuem mais tecnologia que os atuais.

Estão em fase de instalação os quatro equipamentos de fiscalização semáforo + velocidade (radar múltiplo) e 12 equipamentos fixos de leitura automática de placas (OCR Fixo). Esta etapa deve ser concluída em 30 dias.

Em 60 dias, haverá a ampliação para o monitoramento de 20 faixas de lombadas eletrônicas + OCR e quatro equipamentos de fiscalização semáforo + velocidade (radar múltiplo) e oito equipamentos fixos de leitura automática de placas (OCR Fixo). A conclusão das instalações deve acontecer em até 90 dias, com o total de 26 pontos de lombada eletrônicas + OCR, quatro semáforos e 12 equipamentos de leitura automática de placas.

Após a instalação, todos os novos equipamentos passam por uma aferição e aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro e são habilitados para iniciar a fiscalização. Somente após a finalização da instalação, testes e aferição é que o sistema deve ser efetivamente colocado em prática.

A manutenção dos pontos de lombadas no município levou em consideração um estudo técnico contratado pela Prefeitura, que avaliou o número de acidentes, potencial de risco, características das vias, fluxo de veículos e pedestres, entre outros. Após análise criteriosa, foi concluído quais os novos pontos que devem receber a fiscalização eletrônica, além dos pontos de fiscalização atual, que também vão receber os novos equipamentos. A empresa contratada avaliou todo o trânsito do município, desde agosto do ano passado.

De acordo com o secretário de Fazenda e Gestão Administrativa, Marcos da Cruz, o objetivo maior é garantir a segurança e o ordenamento no trânsito. “A empresa está trabalhando para concluir os serviços o quanto antes. O mais importante é respeitar o limite de velocidade para prevenir acidentes. Gaspar é uma cidade que vem se desenvolvendo e, com novas vias, pavimentações, novos loteamentos, precisamos pensar também no aumento de frota de veículos e o impacto no trânsito. Nossa intenção é garantir a segurança e minimizar transtornos para o cidadão”, reforça o secretário.

Confira os pontos de fiscalização eletrônica em anexo: