Gaspar terá DIA D de vacinação contra a Gripe

Unidades de saúde abrem no dia 6 maio, a partir das 8h

No dia 6 de maio, sábado, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde realizará o DIA D da vacinação contra a influenza, também conhecida como gripe. O município terá 15 Estratégias de Saúde da Família (ESFs) com atendimento das 8h às 17h, sem intervalo, para reforçar a campanha e garantir a imunização da população.

Podem procurar uma unidade de saúde todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde (lista abaixo). Além da vacinação contra a gripe, a data de mobilização será dedicada para que a população coloque em dia todas as vacinas da caderneta e doses de Covid-19 bivalente e monovalente. Para a vacinação, basta apresentar um documento oficial com foto e documento que comprove sua condição ou atuação.

A campanha de vacinação começou no dia 12 de abril e seguirá até o dia 9 de julho. Em Gaspar, apenas 14,44%, de um total de 23.725 pessoas do público alvo da campanha foi imunizado, a meta, de acordo com o Ministério da Saúde é de 90%.

A vacina contra a influenza é a principal forma de prevenção contra a doença e é indicada para pessoas a partir dos 6 meses de idade. A vacinação é especialmente importante para idosos, gestantes, crianças, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas, que apresentam maior risco de complicações em caso de contágio pela gripe.

A secretaria de Saúde trabalha incansavelmente para garantir a saúde e o bem-estar da população. A campanha de vacinação contra a influenza é mais uma ação importante para proteger a população da cidade contra a gripe e suas possíveis complicações.

O secretário da pasta, Francisco Hostins Junior, comenta sobre a ação. “No Dia D as equipes das ESFs estarão a postos para que as famílias tenham mais uma oportunidade não só de tomar a vacina da gripe, mas de colocar em dia vacinas que estejam em atraso e também para as pessoas que não têm tempo durante a semana para tomar a bivalente. É fundamental que a população compareça às unidades de saúde para se vacinar contra a influenza e contribuir para a prevenção da doença. Lembre-se: vacinar é um ato de cuidado e proteção não só com você, mas também com aqueles ao seu redor”, explica o secretário.

Público-alvo da vacina contra a Influenza:

· crianças de 6 meses a 5 anos de idade;

· trabalhadores da saúde;

· gestantes e mães até 45 dias após o parto;

· idosos com 60 anos ou mais;

· professores de escolas públicas e privadas;

· povos indígenas;

· pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

· pessoas com deficiência permanente;

· profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;

· caminhoneiros;

· trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

· trabalhadores portuários;

· funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.