Gaspar registra 41 casos de Dengue

Município também está com 265 focos do mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, divulga nesta quinta-feira (7) o boletim epidemiológico da dengue. O boletim informa 41 casos confirmados da doença e 250 casos em investigação, além de 265 focos do mosquito Aedes aegypti identificados no período de 1º a 6 de março. São 11 casos e 38 focos a mais do que no último boletim. Além disso, o município tem um paciente internado por causa dos sintomas da dengue.

Diante do cenário preocupante, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de redobrar os cuidados contra a proliferação do mosquito, especialmente com a chegada da onda de calor e umidade. As ações de combate à dengue estão sendo intensificadas, com visitas em áreas de maior incidência de casos e focos. Os agentes de Vigilância em Saúde orientam a população e removem criadouros do mosquito, principalmente em domicílios, onde mais de 90% dos focos são encontrados.

A principal preocupação no momento é o possível aumento do nível de alerta para a dengue, devido às condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito, como chuvas e calor intenso. O país enfrenta um período crítico, com aumento de casos em diversas regiões, e o Governo de Santa Catarina já decretou situação de emergência.

A Dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e os sintomas podem incluir febre alta, dor atrás dos olhos e dores musculares intensas. Em caso de suspeita, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica e tratamento adequado. A dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, requer acompanhamento hospitalar.

Os principais sintomas da Dengue:

· Febre alta (39°C a 40°C) por 2 a 7 dias

· Dor de cabeça

· Fraqueza

· Dores no corpo, articulações e olhos

· Manchas na face, tronco, braços e pernas

· Perda de apetite

· Náuseas e vômitos

Gaspar conta com 24 agentes de endemias que atuam na prevenção e controle da Dengue. Eles realizam vistorias em residências e terrenos baldios, verificando a presença de criadouros do mosquito e orientando a população sobre medidas de prevenção.

Conheça os agentes de endemias – Município de Gaspar