Estudantes recebem certificação do programa ‘Aluno Tutor Google’

46 alunos de sete escolas municipais de Gaspar receberam certificados após a formação oferecida pela Google for Education

A noite desta quinta-feira, 30 de junho foi especial para alunos do oitavo ano dos anos finais de escolas municipais de Gaspar. Após dois meses de formação oferecida pela Google for Education, 46 alunos de sete escolas municipais com anos finais de Gaspar receberam certificação emitida pelo Google Brasil e Colaborativa (empresa parceira Google no Brasil).

Durante a noite foram premiadas as alunas Elaine Martins Leal Cotta, da EEB Dolores L. S. Krauss, Ellen Fernanda Cugiki da EEB Dolores L. S. Krauss, e Ketlin Pietra Botamedi da EEB Luiz Franzói por atendimentos mais inovadores com seus professores. A EEB Zenaide Schmitt Costa também foi premiada por ser a escola com maior engajamento.

O Programa Aluno Tutor tem o intuito de transformar a maneira que os alunos aprendem e inovam juntos. Acelerando o processo de aprendizagem em sala de aula e ampliando as possibilidades em constante mudança prezando as soluções tecnológicas. No período de formação os alunos receberam auxílio de especialistas em tecnologias educacionais da Colaborativa.

Os alunos participantes tiveram acesso a curso a distância realizado em uma plataforma online, onde foram apresentadas as principais ferramentas do pacote Google Worksapace For Education. Além disso, cada estudante participou de encontros síncronos de formação realizados via Google Meet e conduzidos pelos especialistas da Colaborativa, que realizaram atividades práticas envolvendo as ferramentas estudadas, mobilizando também outras habilidades importantes para o século, como a colaboração e o pensamento crítico. Um dos objetivos é de que os jovens possam auxiliar os professores a utilizar as ferramentas da melhor forma possível.

Para a aluna Mayra Gabriela Jovinski da Escola Ferandino Dagnoni o programa contribuirá para seu futuro. “O programa me fez aprender sobre novas ferramentas do Google, e agora poderei auxiliar meus colegas, professores, além de poder usar futuramente o que aprendi no mercado de trabalho. Acredito que mais jovens devem ter essa oportunidade”, disse.

Desde o último ano, Gaspar proporciona aos professores e agora aos alunos, acesso às tecnologias da Google. Todos os profissionais da educação recebem formações continuadas, de especialistas da empresa, para o aprimoramento da plataforma e ampliar a utilização no auxílio pedagógico. Gaspar é a segunda cidade no país a disponibilizar para todos os professores a oportunidade de receber todos os níveis de certificação Google For Education, após a capacitação.

Para o prefeito Kleber Wan-Dall, essa é mais uma forma qualificar o aluno e os profissionais de educação. “Essa parceria pioneira que realizamos com a Colaborativa, empresa credenciada da Google, tem revoluionado a metodologia de ensino nas escolas. Além de aprimorar o ensino, garantindo ainda mais qualidade, oferece formações que o estudante vai poder levar para futuro”, salientou o prefeito.

Confira no link um vídeo com os melhores momentos da formação: