Samae orienta comunidade sobre o descarte de vidros

Coletor de resíduos fica ferido com vidro descartado de forma incorreta

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae de Gaspar vem novamente solicitar que a população faça o descarte correto de vidros. Nesta semana, mais um coletor ficou ferido com o material perfurocortante no meio dos resíduos orgânicos.

Medidas simples devem ser tomadas no momento de descartar vidro quebrado e outros objetos pontiagudos ou cortantes. Ao descartar vidro, o método mais adequado é colocá-lo em uma embalagem de papelão devidamente identificada ou em uma garrafa pet lacrada com um aviso, como por exemplo, “cuidado: vidro quebrado”.

Outra opção é envolver o vidro ou os cacos em bastante jornal, colocando-os em uma sacola separada dos demais resíduos e descartando de maneira segura, identificando o material.

Esses materiais podem ser armazenados em embalagens seguras, que podem inclusive ser reutilizadas de outros materiais recicláveis, como garrafas PET e caixas de leite. Para quem optar pela caixa de leite, uma dica importante é identificar o conteúdo da embalagem com uma caneta após guardar o vidro.

No descarte de agulhas e seringas, utilizadas rotineiramente por pessoas que fazem uso de medicação injetável, como insulina, o material deve ser colocado em um coletor de material perfurocortante distribuído junto com a medicação nas Estratégias Saúde da Família (ESF) para destinação adequada.

Proteção

Todos os coletores de resíduos devem utilizar as Luvas anticortes para aumentar a proteção e reduzir o risco de acidentes. Além disso, todos os profissionais passam por treinamentos.