Abertas matrículas para o CDI Nelson Alexandre Bornhausen

São 365 vagas em período integral para crianças de 0 a 6 anos

O maior Centro de Desenvolvimento Infantil de Gaspar será inaugurado no dia 6 de abril, a partir das 9h. O CDI Nelson Alexandre Bornhausen, no Bairro Margem Esquerda, irá atender cerca de 365 crianças de zero a seis anos em período integral. A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação informa que a pré-inscrição começa nesta quarta-feira, dia 27, exclusivamente para crianças de 0 a 3 anos que não estão na rede pública de ensino ou estão na fila de espera de outras unidades. Para se inscrever, basta acessar o site Pré-Matrícula Digital.

Neste primeiro momento, serão priorizadas novas turmas, incluindo crianças que ainda não têm acesso à educação infantil na rede pública. No dia 15 de abril, será divulgada a lista das crianças contempladas conforme os critérios de vulnerabilidade previstos em lei. O atendimento para essas crianças começará em 22 de abril.

Em maio, a Secretaria de Educação abrirá inscrições para as vagas restantes. As crianças que já frequentam outras unidades em período parcial ou integral poderão se cadastrar e também serão contempladas de acordo com o número de vagas disponíveis e os critérios de vulnerabilidade previstos em lei.

Com essas novas vagas e o remanejamento de turmas de outras unidades, a Prefeitura de Gaspar pretende atender praticamente toda a fila de espera por vagas na educação infantil existente hoje e ampliar o atendimento em tempo integral.

“Estamos investindo fortemente na ampliação de vagas e, em especial, em período integral. Com esse novo CDI e as reformas e ampliações que estamos executamos, vamos quase zerar a fila da educação infantil no nosso município. E, o mais importante, com ensino de qualidade para nossas crianças e garantindo qualidade de vida para as famílias”, salienta o prefeito em exercício, Marcelo Brick.

Estrutura

O CDI Nelson Alexandre Bornhausen, o maior de Gaspar, contará com 13 salas de aula, uma biblioteca, uma sala de Atendimento Educacional Especializado, área coberta para recreação e reuniões, cozinha, refeitório, sala de professores, copa, lavanderia, secretaria, recepção, caixa de lama com chuveiro, caixa de areia, playground, pista de motoca, quadra infantil, dois quiosques e estacionamento coberto e descoberto.

Com uma área construída de cerca de 3000 m², a construção teve um custo total estimado em cerca de R$ 8 milhões.

“O sonho se tornou realidade. Vamos entregar o maior CDI de Gaspar, com mais de 300 vagas em período integral e um amplo complexo de lazer. Há amor em cada pedacinho desta unidade. Que Deus nos permita continuar nessa missão de fazer de Gaspar uma cidade cada vez melhor”, comenta Brick.

Homenagem

O CDI na Margem Esquerda recebe o nome de Nelson Alexandre Bornhausen, um gasparense que faleceu em 13 de julho de 2021. Nelson foi parte da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, atuando como assessor de Desenvolvimento Econômico. Ele teve um papel importante no desenvolvimento de Gaspar, sendo presidente da Associação Empresarial – ACIG de 2018 a 2021, onde idealizou o Prêmio Leopoldo Schmalz de Empreendedorismo. Nelson também contribuiu para o título de “Capital Nacional da Moda Infantil” concedido ao município em 2022. Fora do trabalho, Nelson era apaixonado por esportes, música e seus animais de estimação, sempre demonstrando disposição e prestatividade para com todos ao seu redor.

Critérios de Vulnerabilidade

A classificação seguirá a ordem crescente de uma média realizada com as seguintes situações: ambos os pais trabalham, somente um dos pais trabalha. Além disso, também serão utilizados outros critérios, como tempo de espera na fila de intenção de vagas, período de trabalho dos responsáveis, responsável com maior número de filhos, criança mais velha e mãe com idade até 17 anos.