Procon define regras para empresas de telefonia eliminarem fios soltos em postes

Operadoras também deverão comunicar novas instalações de rede

A partir de agora, empresas de telefonia e internet que atuam em Gaspar são obrigadas a comunicar à Superintendência da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) o local e a data de instalação de novas redes. Além disso, todas as 20 empresas que realizam esse serviço em Gaspar, deverão retirar os fios antigos e sem uso dos postes na cidade.

As medidas foram anunciadas em reunião realizada na segunda-feira, dia 22, na da Prefeitura de Gaspar, com representantes das empresas de telefonia e internet, visam garantir a organização, a segurança da infraestrutura das redes de telecomunicações no município.

A medida foi adotada em resposta ao grande número de denúncias e queixas da comunidade em relação aos fios soltos nas ruas e pendentes nos postes. Essa situação acarreta riscos de acidentes graves durante temporais, pois aumenta a probabilidade de rompimento dos cabos, resultando na interrupção do fornecimento de energia para os moradores. Além disso, contribui para a poluição visual, criando uma impressão de descuido e abandono nos locais afetados.

Na oportunidade, foi definido que as empresas terão o prazo de 15 dias para apresentar ao Procon uma relação completa das ruas atendidas por seus serviços, incluindo um canal de comunicação direto com um responsável, facilitando o contato do Procon para esclarecimentos e acompanhamento. As empresas também terão um cronograma específico, definido pelo Procon, para realizar a retirada dos fios inutilizados de postes e outros locais, com acompanhamento do órgão de defesa do consumidor.

A reunião contou também com a participação do gerente regional da Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC), João Marcos Ribeiro, que participou ativamente da conversa, tirando dúvidas das empresas e do Procon.

A superintendente do Procon, Maiara de Polla, comenta sobre a ação. “Esse trabalho de adequação dos fios e das novas instalações pelas operadoras está na mira do Procon, há bastante tempo. Por isso realizamos esse trabalho em conjunto para deixar nossa cidade mais bonita e segura. Vamos formalizar com cada empresa um Termo de Ajustamento de Conduta para que ela se comprometa definitivamente com as determinações apresentadas”, comenta Maiara.

As novas medidas visam garantir

Mais organização e segurança nas redes de telecomunicações: A comunicação prévia das novas instalações permitirá ao Procon e à CELESC um melhor planejamento e acompanhamento das obras, evitando transtornos à população e garantindo a segurança das redes.

Menos fios soltos e em mau estado: A retirada dos fios inutilizados vai eliminar os riscos de acidentes e melhorar a estética da cidade.

Melhoria na comunicação entre empresas e órgãos públicos: O canal de comunicação direto com as empresas facilitará o diálogo entre o Procon, a CELESC e as empresas de telefonia e internet, agilizando a resolução de problemas e otimizando o atendimento à população.