Gaspar cada vez mais segura com o Ilumina Gaspar

Cerca de 3500 pontos de iluminação em LED já foram instalados desde o inicio do programa, em maio de 2023

Quem transita a noite por Gaspar já consegue notar que diversos pontos da cidade estão muito mais iluminados. Isso porque o Programa Ilumina Gaspar realiza a substituição de diversos pontos de iluminação de vapor de sódio e metálico por lâmpadas de LED. Desde a criação do Programa, cerca de 3500 pontos de iluminação já foram substituídos por lâmpadas do tipo LED.

O foco do programa é investir em segurança e qualidade de vida para os moradores de Gaspar, realizando a substituição gradual de todas as lâmpadas convencionais, por lâmpadas de LED. Esses equipamentos além de deixar o espaço mais iluminado, ainda são conhecidos pela sua eficiência energética e por possuírem uma longa vida útil. A mudança além de reduzir os custos com a iluminação pública, também contribui para a preservação do meio ambiente, reduzindo a emissão de gás carbono.

Todos os bairros do município já foram contemplados pelo Programa e possuem lâmpadas de LED. “Quando iniciamos o programa em maio do último ano, foi com a ideia de tornar Gaspar uma cidade ainda mais segura. Hoje estamos com cerca de 6 mil pontos de LED instalados no município, tornando nossa ideia inicial, uma realidade. Estamos priorizando localidades próximas de escolas e áreas de lazer, mas a intenção é que futuramente, toda a cidade possa ser contemplada pelo Ilumina Gaspar”, afirma o Secretário de Obras, Roni Muller.

Para realizar a colocação de uma lâmpada, a equipe de iluminação publica realizada um estudo no local onde será realizada a troca dos equipamentos, colocando a lâmpada com a potência adequada para a rua em questão. Hoje as ruas de Gaspar, contam com lâmpadas de 60w até 150w.

Para facilitar a troca da iluminação pública, quando algum ponto de iluminação estiver queimado, ou com defeito, a comunidade pode solicitar esse serviço através do setor de atendimento da Secretaria de Obras. O cidadão que tiver alguma solicitação, pode ligar ou enviar mensagem via whatsapp para o telefone 47 3091-2025.