Município de Gaspar

Projeto Ver para Aprender promove saúde ocular para crianças em Gaspar


Iniciativa começa nesta quinta-feira (7) e deve atender mais de mil estudantes das redes pública e privada

Garantir a saúde ocular e contribuir para o melhor desempenho escolar das crianças são os principais objetivos do Projeto Ver para Aprender, que inicia sua primeira etapa nesta quinta-feira (7), às 9h, com 28 estudantes da Escola de Educação Básica Zenaide Schmitt Costa, em Gaspar.

A ação é promovida pelo Lions Clube Gaspar, em parceria com a Prefeitura de Gaspar, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, além do apoio da Ótica Maxx. Ao todo, 1.082 alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental, de escolas municipais, estaduais e particulares, serão beneficiados.

Saúde ocular impacta diretamente na aprendizagem

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam algum tipo de problema de visão. Entre os mais comuns estão miopia, hipermetropia e astigmatismo, condições que podem comprometer significativamente o processo de aprendizagem.

A secretária municipal de Educação, Andreia Symone Zimmermann Nagel, reforça a importância da iniciativa. “O processo de aprendizagem pode ser prejudicado quando a saúde ocular não está adequada. O projeto atua como um importante mapeamento dessas necessidades, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação em todas as redes de ensino do município.”

Etapas do Projeto Ver para Aprender

O projeto é estruturado em três fases, garantindo atendimento completo aos estudantes:

Triagem nas escolas
A primeira etapa consiste na realização de teste de acuidade visual com alunos dos terceiros anos de 21 escolas de Gaspar. As avaliações ocorrem às terças-feiras, nos períodos matutino e vespertino, até o dia 21 de agosto.

Atendimento especializado
Os estudantes que apresentarem indícios de dificuldade visual serão encaminhados para consultas com oftalmologistas da rede municipal de saúde, assegurando diagnóstico preciso.

Entrega de óculos
Nos casos em que houver necessidade, os alunos receberão óculos gratuitamente, produzidos em parceria com a ótica apoiadora do projeto.

Impacto positivo na educação e qualidade de vida

A presidente do Lions Clube Gaspar, Marise Teresinha Heinig, destaca o alcance social da iniciativa. “A ação contribui diretamente para o desempenho escolar e para a qualidade de vida dos estudantes, garantindo que problemas de visão sejam identificados e tratados de forma adequada e no tempo certo.”

Resultados da edição anterior

Em 2025, o projeto atendeu 972 estudantes na fase de triagem. Destes, 139 foram encaminhados para consultas oftalmológicas e 78 crianças receberam óculos gratuitamente, após confirmação da necessidade.