Procon divulga pesquisa de preço da cesta básica

Levantamento aponta economia de até R$ 115,31 entre estabelecimentos

A Superintendência da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon – Gaspar), divulga, nesta quarta-feira, dia 10, a pesquisa de preços da Cesta Básica, referente ao mês de agosto. O trabalho, realizado pelo o órgão, visa monitorar o mercado e estimular o consumo consciente a partir da pesquisa prévia. Dados da pesquisa apontam que o consumidor que pesquisar, poderá economizar 45,44%, cerca de R$ 115,31.

A pesquisa foi realizada em sete supermercados de Gaspar, contemplando 42 itens da cesta básica, como frios, hortifrutti, granja, alimentos, higiene pessoal e limpeza. Em Gaspar, a cesta básica com o menor preço pode ser encontrada a R$ 253,75, esse valor simula a compra dos produtos mais baratos em todos os estabelecimentos. O preço médio da cesta básica no município ficou em R$ 294,26. O Procon leva em conta o menor valor encontrado em cada mercado, independentemente da marca.

De acordo com o superintendente do Procon Gaspar, Roberto Procópio, a pesquisa tem caráter informativo. “Orientamos os nossos consumidores para que pesquisem os preços, pois não há tabelamento de valores. Essas pesquisas são importantes para que o consumidor possa encontrar os menores preços, além de diversificar as marcas, trocar os produtos mais caros por outros similares, visitar outros comércios, usar encartes promocionais. Enfim, todo o esforço deve ser despendido para fugir desses aumentos”, pontua Procópio.

Serviço

O Procon segue vigilante para coibir práticas que destoem do código de defesa do consumidor. Denúncias podem ser realizadas pelo telefone (47) 3091-2084 ou pelo 151, além disso o órgão mantém o WhatsApp (47) 3332-9539 para envio de mensagens, ou presencialmente na sede do órgão localizado no Paço Municipal.

A pesquisa completa pode ser acessada em anexo: