Equipe Gasparinho Quadro realiza atividades a favor da saúde bucal em escolas

Atividades têm como objetivo o primeiro acesso das crianças com a equipe de saúde bucal

A equipe ESF Gasparinho Quadro realiza atividades nos períodos matutinos e vespertinos em escolas para alunos do pré-escolar e dos anos iniciais. Durante a visita as atividades realizadas são o teatro de fantoches, a orientação de higiene bucal, escovação supervisionada, exame clínico bucal e avaliação das cadernetas de vacinação.

A ação iniciou na Escola de Educação Básica Aninha Pamplona Rosa, e ainda acontecerão atividades na escola Ana Lira no dia 18 de agosto e na escola e Rudolfo Gunther nos dias 23 de agosto e 13 de setembro. Para a ação participam dentistas, técnicas de saúde bucal, técnicos de enfermagem e enfermeiras.

O objetivo da ação é proporcionar o primeiro acesso das crianças com a equipe de saúde bucal e de enfermagem, em um ambiente de maior reconhecimento por parte das crianças. Além da identificação de possíveis problemas bucais que necessitem intervenção e com isso trazendo a disposição da equipe para a resolução do problema.

As atividades tiveram inicio com turmas do pré-escolar e primeiro ano, por já haver um alto nível de problemas bucais dessa faixa etária. Através deste contato a ação auxilia a estabelecer melhores hábitos alimentares e de cuidados bucais.

A ação também tem o propósito de aproximar as famílias da unidade de saúde, esclarecer os possíveis medos com relação a procedimentos odontológicos e assim construir um vínculo da criança e a equipe de saúde.