Mutirão de consultas especializadas atendeu 395 pessoas

Objetivo foi agilizar as consultas com médicos especialistas e reduzir a fila da atenção básica

O mutirão de consultas especializadas organizadas pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde somou 395 atendimentos, entre consultas, exames e retornos. As ações foram realizadas nos dias 23 e 30 de julho e no dia 6 de agosto, das 8h às 17h, na Policlínica Municipal Dr. Valmor Beduschi. . O objetivo foi agilizar as consultas com médicos especialistas além de reduzir a fila de espera dos usuários da atenção básica. Todas as consultas foram previamente agendas com o paciente.

Foram marcadas 121 consultas clínicas com dermatologista, 75 com neurologista, 40 com fonoaudiólogo, 81 consultas com cardiologista, 48 com reumatologista, 64 com endocrinologista e seis consultas com nutricionistas. Mesmo com todos pacientes avisados previamente, a Secretaria de Saúde deixou de fazer 59 consultas durante os três dias de mutirão, por conta de pacientes faltantes.

Para o secretário de Saúde, Francisco Junior Hostins, o saldo geral é positivo. “Foi uma oportunidade para reduzir a fila e a demanda reprimida dessas consultas. Sentimos pelos pacientes que não compareceram, pois não conseguimos colocar em tempo hábil outro paciente no lugar e o profissional e toda uma equipe ficam ociosos até o próximo horário. Mesmo assim, o mutirão é bastante vantajoso e engajou toda a equipe que trabalhou para oferecer o melhor à população”, destaca o secretário.

Além das consultas com especialidades, no sábado, dia 6, houve mutirão de atendimentos odontológicos, também previamente agendados. O foco da ação foi crianças e cerca de 30 procedimentos foram realizados no consultório odontológico da Estratégia Saúde da Família, na Margem Esquerda. De todos os pacientes agendados, foram registradas três faltas.
A secretária de Saúde estuda programar mais ações como essas que possam auxiliar a diminuir a fila.