Prefeitura inicia recuperação da ponte do Belchior Baixo

Ação é necessária devido ao deslizamento na cabeceira da ponte na última semana

A Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos recuperação na cabeceira de uma ponte na Rua Vidal Flávio Dias. A ação foi necessária por conta de um deslizamento de terra, que aconteceu na quinta-feira (23). O trecho da via segue interditado até a conclusão da obra.

No local está sendo executado o enrocamento com pedras dinamitadas. O serviço contempla de primeiro momento a desobstrução do ribeirão com a construção de um novo talude, realização do enrocamento e reestruturação da via e a recuperação de parte da ponte que cedeu com o deslizamento. A contenção é implantada em um trecho ao longo do ribeirão, que deve proteger a ponte e a via de futuros deslizamentos.

O Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Roni Muller, explica que o setor de engenharia da secretaria, junto a Defesa Civil analisaram a parte estrutural da ponte, que não foi comprometida. “Ao longo da semana fizemos uma análise criteriosa para sabermos se o deslizamento interferiu no estrutural da ponte, o que não aconteceu. Com essa sinalização da engenharia, iniciamos a obra de enrocamento no local, que deve levar aproximadamente, quatro semanas. Decidimos por executar a obra com recursos próprios para dar agilidade ao serviço e atender a população”, afirma o secretário.

A previsão é de que em quarto semanas, dependendo também das condições climática, a via já esteja novamente transitável. O investimento, será de aproximadamente 480 mil reais, com 100% do valor proveniente de recursos municipais.

Durante todo o período de execução do serviço, o trafego de veículos segue proibido, retornando somente com a conclusão da obra.