Prefeitura de Gaspar e APAE promovem inclusão de idosos com deficiência

Serão oferecidas atividades físicas e oficinas para os idosos que frequentam o local

A tarde de quarta-feira (27) marcou o início de mais uma parceria entre a Prefeitura de Gaspar e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Com o objetivo de promover a interação e inclusão, idosos que frequentam a APAE podem participar de atividades físicas e oficinas gratuitas com os educadores do Centro de Convivência do Idoso Rui José Heusi Zimmermann (CCI), no bairro Coloninha.

A primeira atividade destinada aos idosos da APAE foi a de educação física, que será repetida a cada 15 dias. Além disso, em breve, serão oferecidas também oficinas de artesanato, pintura e colagem para os membros da APAE. Cerca de 10 idosos participaram da aula inaugural.

O secretário de Assistência Social, Salésio Nei da Conceição, comenta sobre a parceria. “O Centro de Convivência do Idoso serve como um espaço que estimula a socialização, além de ajudar a manter a saúde física e mental com diversas atividades que exercitam o corpo e a mente. E aqui estamos comprometidos em criar oportunidades para que todos os membros da terceira idade possam se envolver independente de sua condição ou deficiência”, pontua o secretário.

O Centro do Idoso atende em média 410 pessoas por semana, divididas em turmas, cada uma dedicada a uma modalidade específica. Um espaço para realizar atividades em horários específicos, conforme o cronograma, Entre as oficinas oferecidas destacam-se hidroginástica, artesanato, jogos, aula de inglês, dança, alfabetização, leitura, pintura, atividades físicas, entre outras. Desde 2017, mais de 38.490 atendimentos foram realizados.