Piloto de Gaspar conquista o bicampeonato Pan-americano e Sul-americano no BMX

Competições foram realizadas na cidade de Bogotá na Colômbia

Os atletas gasparenses seguem fazendo história e se provando nas maiores e mais importantes competições esportivas do mundo. Neste final de semana, o piloto da modalidade de BMX Bicicross, Luciano Andrieti representou Gaspar e o Brasil no Sul-Americano e no Pan-Americano de BMX, onde conquistou a primeira colocação em ambas as competições, e se tornou Bicampeão Pan-Americano. As finais foram realizada na cidade de Bogotá, na Colômbia.

A etapa do Sul-americano que Luciano conquistou foi uma de diversas que serão realizadas durante o ano de 2024. O Atleta participou de duas etapas da competição na carreira, e venceu as duas, a primeira no Peru em 2021 e outra agora, em Bogotá na Colômbia.

O piloto Luciano Andrieti afirma que foi uma das competições mais difíceis que disputou. “Estava estreando em um categoria e foi minha primeira vez correndo na altitude, o clima pesado e o ar muito denso de Bogotá dificultaram bastante a performasse”, destaca o piloto.

Além de conquistar a 1ª colocação na categoria Cruizer 40/44 nas duas principais competições das américas, Luciano também levou levou o 4º lugar na categoria Aro 20 30+ no Pan-Americano.

“As duas finais foram muito próximas (Cruizer e Aro 20), por conta do intervalo curto e da altitude eu cheguei a cogitar não competir na categoria Aro 20 para me preservar para a categoria Cruizer. Mas com o apoio da torcida e amigos aqui de Gaspar eu tive um gás e incentivo a mais para competir. No final deu tudo certo, consegui trazer mais dois troféus para Gaspar!”, afirma Luciano.

O atleta ficou praticamente todo o ano de 2023 sem competir por conta de algumas lesões ligamentares, onde passou por três cirurgias. “Essa vitória é muito especial para mim, só eu sei o que passei pra chegar até aqui. Estou colhendo os frutos de um trabalho duro feito com muita garra e determinação. Foco, disciplina e constância são as palavras certas para essa vitória”, destaca o atleta.

Luciano que é bolsista da Prefeitura de Gaspar, através do Programa Bolsa Atleta, agora parte para um dos principais desafios da carreira. Entre os dias 12 a 18 de maio será realizada o Mundial de BMX Racing, na cidade de Rock Hill, na Carolina do Sul, Estados Unidos. “Será minha 3ª participação em mundiais, em 2022, na França, consegui minha melhor classificação, cheguei na final mas sofri uma queda e acabei ficando com a 8ª colocação. Neste ano eu me sinto preparado, e os títulos sul e pan-americanos mostram que eu estou pronto para realizar o sonho de ser campeão mundial. Vou me doar ao máximo para trazer esse titulo aqui para Gaspar”, afirma o atleta.

Na disputa do mundial, o atleta ficará por duas semanas no Estados Unidos, o que gera uma despesa muito grande. Empresas e até mesmo a comunidade que tiver interesse em apoiar a ida do Luciano em busca do titulo mundial, podem entrar em contato com o atleta através do WhatsApp: 47 9 9929-7118.

Bolsa Atleta

Luciano é um dos mais de 60 atletas gasparenses contemplados pelo Programa Bolsa Atleta da Prefeitura Municipal de Gaspar através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer. O programa serve como uma ferramenta de incentivo ao atleta local. Os beneficiários do programa recebem um auxilio financeiro mensal que ajudam no custeio de suas despesas em competições.