Município de Gaspar

Gaspar inicia discussões para realização de Fórum Municipal de Incentivo à leitura

Gaspar deve sediar um Fórum Municipal de Incentivo à leitura no ano que vem. Esta novidade é resultante do encontro que aconteceu na última segunda-feira, 28, e terça-feira, 29, na Fundação Cultural de Blumenau. O evento reuniu representantes do setor da educação de diversas cidades da Região do Médio Vale do Itajaí.

De Gaspar, cerca de 20 pessoas estiveram participando das palestras e discussões, que culminaram com a proposta de organização de Fóruns Municipais e Regionais de incentivo à Leitura. Foi decidido que em anos ímpares, serão realizados Fóruns Municipais, e em anos pares, serão realizados Fóruns Regionais. O primeiro Fórum Regional, em 2010, deve acontecer em Blumenau.

O evento foi aberto na segunda-feira, 28, com a palestra do professor da Unicamp, e ex-secretário de Educação de Campinas, Ezequiel Theodoro da Silva. O educador analisou como a leitura pode ser incentivada através de políticas públicas.

O Fórum Permanente de Políticas Públicas de Formação de Leitores é uma iniciativa do Ministério da Educação, através do PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura).

No próximo dia 09 de setembro, uma reunião entre representantes da Biblioteca Municipal Daniel Hostins, do grupo Amigos da Leitura, escritores gasparenses, além de técnicos da secretaria de educação, definirá a provável data de realização do Fórum Municipal e os parceiros do evento.

A participação de Gaspar fez-se notar no encontro, sendo praticamente metade dos participantes. Isso é capaz de refletir a importância do setor para o município, que recentemente alcançou um dos índices mais altos do IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) do estado além de ser um dos poucos no país a receber o título de cidade livre do analfabetismo.


Fonte: Secretaria Municipal de Educação, fone: 3332-8982

Diretoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Gaspar
Rua Coronel Aristiliano Ramos, 435
Praça Getúlio Vargas
Telefone: 3332-2138, ramal 203