Profissionais da ESF Belchior desenvolvem atividades educativas em escolas

A equipe de profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Belchior desenvolveu atividades educativas nas escolas do bairro com o objetivo de abordar temas como: alimentação saudável e separação adequada do lixo.

Na Escola Estadual Frei Policarpo, alunos entre 8 e 11 anos aprenderam como separar adequadamente o lixo e as vantagens da reciclagem, como a economia proporcionada pela reutilização dos materiais. As crianças também foram alertadas sobre o tempo que os produtos permanecem na natureza e como a coleta seletiva contribui no combate ao mosquito transmissor da dengue, o qual sobrevive anos em água parada, acumulada em garrafas vazias e pneus, por exemplo.

Cartazes mostraram a "Paciência da Natureza", ou seja, quanto tempo cada tipo de lixo leva para se decompor:

• Papel – 03 meses;
  • Chiclete – 05 anos;
  • Garrafa plástica – 450 anos;
  • Lata de alumínio – 500 anos;
  • Fralda descartável – 500 anos;
  • Vidro – 04 mil anos;
  • Pneus – Prazo indeterminado.

Já na Escola Municipal do Belchior Central, estudantes de 1ª à 4ª séries foram orientados sobre a importância da alimentação adequada, bem como sobre alimentos maléficos a saúde.

A enfermeira da unidade, Lucimara Zgoda Carli, salienta que essas atividades educativas desenvolvidas em parceria com as escolas contribuem muito para melhorar a saúde da população futuramente, contribuindo para diminuir o índice de doenças crônicas.

Fonte:

Secretaria de Saúde – (47) 3332-2020.

Prefeitura Municipal de Gaspar

Rua Coronel Aristiliano Ramos, 435