Semana da Água inicia com abraço ao rio
Semana da Água inicia com abraço ao rio
A edição da Semana da Água 2007, comemorada de 24 a 29/09, abre oficialmente na manhã de segunda-feira, 24, em frente à escadaria da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, em Gaspar, às 8h45.
A escolha do local não poderia ser mais propício, na opinião dos organizadores. "Iniciamos a semana que procura despertar consciências em relação aos recursos hídricos, próximos do rio que corta nossa cidade e garante parte de nossa sobrevivência", destaca Antônio Mercês da Silva, um dos organizadores.
A abertura contará com a participação dos alunos da rede municipal e particular de ensino das escolas Norma Mônica Sabel e Madre Francisca Lampel, que estão preparando o abraço simbólico do rio, que contará com a colaboração da comunidade participante e dos servidores públicos.
Para abrilhantar ainda mais o espetáculo, a escadaria da Igreja Matriz também será palco do Coral Municipal Infanto Juvenil Professora Beatrice Zimermann Koerich e de declamadores de poesias.
Também está sendo preparada uma missa alusiva à Semana da Água, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e uma apresentação do Coral Amor e Esperança da Terceira Idade na Praça Getúlio Vargas.
O encerramento da Semana da Água 2007 acontecerá em dois dias quando o SAMAE estará com um stand na Praça Getúlio Vargas para divulgar os cuidados que é preciso ter em relação ao líquido e também distribuir água natural e adequada ao consumo. Os organizadores também estão programando um passeio no rio Itajaí com a finalidade de verificar as condições do rio e suas margens.
"O ato simbólico promovido servirá para mais uma vez levar cidadãos gasparenses a conhecer a realidade do rio que abastece o nosso município", enfatiza Rosana Probst, outra dos organizadores da Semana. "A comunidade em geral está convidada a participar dos eventos", reforça.
Poderão participar do passeio todas as pessoas interessadas que possuírem embarcações. O passeio será acompanhado por um grupo de pessoas com caiaques. Quem quiser participar do passeio, mas não tiver embarcação, poderá local um caiaque no local por R$ 15,00. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3332 3777 ou 3397 1556. O ponto de partida será a Extração de Areia Zimmermann.
Para o Prefeito Adilson Schmitt, a proposta da Semana da Água deste ano é uma só: "desenvolver atitudes e comportamentos que estejam aliados ao meio ambiente para amenizar o processo de degradação, garantindo melhor qualidade de vida aos moradores da região".
