Prefeitura investe em educação para garantir qualidade de ensino aos alunos

Objetivo é preparar os estudantes para a vida profissional

Nesta quinta-feira, dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante, a data, que é uma importante homenagem a todos os alunos que buscam na educação um futuro melhor. Além disso, o dia tem como objetivo incentivar o ensino e a alfabetização no país e proporcionar uma reflexão sobre os principais desafios enfrentados para proporcionar aos estudantes um ensino de qualidade e que o prepare para uma vida profissional e social.

Pensando nisso, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação constroi novos tempos através das ações e práticas adotadas diariamente para oferecer aos mais de oito mil alunos da rede municipal uma educação de qualidade. São investimentos que proporcionam um ambiente mais adequado ao processo de aprendizagem, materiais pedagógicos de qualidade, parcerias com instituições de referência, projetos que valorizam os estudantes, formações aos professores e demais profissionais, entre outros.

Por conta de tantos avanços na educação do município, que a Prefeitura de Gaspar reforça o compromisso com uma educação pública de qualidade para todos os alunos da rede municipal de ensino. “A nossa gestão segue trabalhando para criar diversas possibilidades à todos os alunos, para que sejam alfabetizados e possam, por meio dessas ações, transformar suas vidas. Vamos lutar para que todas essas crianças tenham futuramente, as melhores oportunidades e contribuir com o desenvolvimento de Gaspar”, comenta o prefeito Kleber Wan-Dall.

Somente no último ano foram mais de R$ 17 milhões em investimentos em obras de reformas, ampliação, manutenção de escolas e CDIs. Entre as obras está a construção do CDI Nelson Alexandre Bornhausen, reforma e ampliação do CDI Dorvalina Fachini, reforma e ampliação do CDI Francisco Mastella, reforma da EEB. Norma Monica Sabel, reforma da EEB. Dolores Krauss e reforma da EEB Ferandino Dagnoni.

Na educação gasparense, todos os alunos tem espaço, uma das principais metas da gestão é incluir a maior quantidade de pessoas e garantir uma educação de qualidade para todos. Entre as ações está o Programa Integrar, o projeto oferece assistência multidisciplinar para as crianças e adolescentes com Transtorno Espectro Autista – TEA. O Integrar é sucesso e está em andamento a construção da sede própria que ampliará o atendimento para todas as crianças com TEA do município.

Outra ação está à aquisição e entrega de mesas digitais para a utilização na educação especial. As chamadas ‘PlayTable’, potencializam o desenvolvimento motor, social, cognitivo, emocional, raciocínio lógico e a resolução de problemas com foco na alfabetização e no letramento dos alunos com deficiência. Os equipamentos possuem aplicativos com atividades de diversas áreas.

Recentemente foi iniciada uma série de capacitações em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para profissionais da educação. O objetivo é criar uma rede mais inclusiva e um atendimento humanizado com todos os alunos surdos que o município possui. Além disso, todas as reformas que já foram concluídas nos últimos anos em escolas e CDIs foram projetadas para atender pessoas com deficiência. Banheiro acessível, rampas, barra de seguranças, calçadas com piso podo tátil, elevadores, entre outras.

Além das reformas estruturantes, a Prefeitura de Gaspar investe fortemente em tecnologia como aliada no processo educacional. Todos os alunos das escolas tem acesso a equipamentos como os chormebooks, que possibilita aulas maios dinâmicas. Outro investimento em tecnologia é a parceria entre secretaria de Educação e Google For Education. Todos os professores da rede municipal recebem formações continuadas com especialista da gigante da tecnologia, a fim de auxiliar na utilização da plataforma em sala de aula.

Cerca de 50 alunos também foram capacitados através do programa ‘Aluno Tutor Google’, que tem o intuito de transformar a maneira que os alunos aprendem e inovam juntos. Acelerando o processo de aprendizagem em sala de aula e ampliando as possibilidades em constante mudança prezando as soluções tecnológicas. No período de formação os alunos receberam auxílio de especialistas em tecnologias educacionais.

Todos os professores das escolas da rede municipal possuem Chromebook para auxiliar na preparação das aulas, além disso, os diretores também possuem à sua disposição um computador para utilizar na gestão escolar. Em breve, a Secretaria de Educação irá anunciar mais uma parceria com outra gigante da tecnologia para oportunizar ainda mais o acesso dos alunos as novas possibilidades.