Iniciação Esportiva atende mais de 840 jovens

Projeto é parceria da Fundação Municipal de Esportes e Lazer e Secretaria Municipal de Educação

Socialização, responsabilidade, esporte e muita diversão estas são algumas das muitas características que podem ser encontradas no Projeto de Iniciação Esportiva. O Iniciação Esportiva faz parte do Programa Novo Esporte Gaspar, idealizado pela Prefeitura Municipal de Gaspar e realizado pela Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL). O projeto surgiu de uma parceria da FMEL em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e hoje contempla mais de 840 crianças e adolescentes do município.

Para Roni Muller, Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Gaspar o Projeto de Iniciação Esportiva é uma forma para que as crianças e adolescentes vivenciem o quão bom é a prática esportiva para o dia a dia. “A oportunidade que o programa oferta a essas crianças e adolescentes de praticar algum esporte no contra turno escolar faz com tenham hábitos mais saudáveis. Muitos destes jovens se não tivessem a opção de praticar algum esporte usariam do tempo livre para atividades como assistir televisão e usar o celular”, afirma.

O intuito principal deste projeto é propiciar oportunidades para crianças e adolescentes utilizarem o esporte como um meio de transformação social e como uma extensão das aulas de educação física. Também é utilizado como base para descoberta de talentos esportivos para as equipes que disputam competições como a Olimpíada Estudantil Catarinense e Jogos Escolares de Santa Catarina pela cidade. Hoje somam 14 núcleos esportivos em 10 bairros distintos do município, núcleos estes que contemplam as modalidades de Futsal, Jiu Jitsu, Judô, Skate, Voleibol, Xadrez e uma nova modalidade recém implantada Basquete.

O basquete inicia como uma modalidade do Projeto de Iniciação Esportiva a partir da próxima segunda feira (15), no núcleo do colégio Madre Francisca Lampel. O núcleo que antes contava apenas com a modalidade de voleibol, hoje traz um novo esporte para os jovens gasparenses.

Para a Diretora do Colégio Madre Francisca Lampel, Irmã Vanessa Garrido essa parceria entre o Colégio Madre e a Fundação de Esportes de Gaspar, vem sendo frutífera já há alguns anos. “Iniciamos a parceria com a modalidade do voleibol. Parceria da qual tivemos uma boa experiência e por isso, entendemos ser viável a ampliação, agora com a modalidade do basquete. Com essa ampliação de práticas esportivas, tanto para nossos alunos, como para alunos de outras escolas entendemos ser este um excelente incentivo para a inserção dos jovens na prática de esportes buscando afastá-los do contato com experiências ruins para suas vidas, além de trazer muitos benefícios à saúde e capacidade cognitiva, construindo uma bela atmosfera de cooperação e socialização” afirma.

Conheça um pouco sobre as modalidades ofertadas no projeto de iniciação esportiva:

Futsal
O futsal, também conhecido como futebol de salão é um esporte coletivo e semelhante ao futebol de campo, porém, possui algumas particularidades. Uma partida de futsal ocorre em 40 minutos, sendo dois tempos de 20min com um intervalo de 10min entre os tempos. O esporte é praticado por uma equipe de 10 esportistas, sendo quatro atletas na linha (chamados de titulares) um goleiro e mais cinco jogadores que ficam esperando para entrarem em campo durante a partida (chamados de reservas).
Hoje o Projeto de Iniciação esportiva conta com seis núcleos esportivos que possuam a presença da modalidade, são eles: EEB Frei Policarpo, Sociedade Gasparense, EEB Vitório Anacleto Cardoso, Ginásio Wilmar Suly Pereira (Bela Vista), EEB Ferandino Dagnoni, Ginásio Mozart Nunes (Vila Isabel), EEB Zenaide Schmitt Costa e Ginásio ADC Seara (Poço Grande).

Basquete
O Basquete é um esporte coletivo praticado entre duas equipes de cinco atletas cada. O esporte é praticado com uma bola e o objetivo e arremessá-la em uma cesta fixa na extremidade da quadra. Uma partida de basquete no Brasil tem duração de 40min, sendo dividida em quatro tempos iguais de 10min.
Hoje o Projeto de Iniciação esportiva conta com apenas um núcleo esportivo que possui a presença da modalidade, que é o Colégio Madre Francisca Lampel.

Jiu Jitsu
Jiu jitsu é uma arte marcial de raiz japonesa e o objetivo dos lutadores de jiu jitsu (também chamados de jiujitsuoka, de modo mais formal, e jiujiteiro, de maneira mais coloquial) é derrubar e dominar o oponente através de golpes caracterizados por torções, pressões e alavancas. A palavra Jiu em japonês significa “suavidade” e Jitsu significa “arte”. Daí surge seu sinônimo literal “Arte Suave”.
Hoje o Projeto de Iniciação esportiva conta com três núcleos esportivos que possuam a presença da modalidade, são eles: Centro de Artes Marciais (Gasparinho), EEB Ervino Venturi e Ginásio Wilmar Suly Pereira (Bela Vista)

Judô
O judô é uma arte marcial criada a partir de uma adaptação do jiu-jitsu, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada. A luta acontece em um tatame, com o objetivo de alcançar um ponto através de um dos seguintes golpes: derrubar o adversário, obrigando-o a colocar os ombros no chão; imobilizá-lo por trinta segundos; e chave-de-braço.
Hoje o Projeto de Iniciação esportiva conta com apenas um núcleo esportivo que possua a presença da modalidade, que é o Centro de Artes Marciais (Gasparinho)

Skate
Skate é um esporte radical muito praticado atualmente. Surgiu na Califórnia, Estados Unidos, nos anos 60. Foi inventado por alguns surfistas, como uma brincadeira para um dia no qual não havia ondas no mar. Eles utilizaram rodinhas de patins. Consiste em, realizar manobras deslizando ou saltando sobre o solo ou obstáculos com a utilização de um Shape de madeira com rodinhas. Em 2021 o Skate estreou como esporte olímpico nas olimpíadas de Tókio, no Japão.
Hoje o Projeto de Iniciação esportiva conta com dois núcleos esportivos que possuam a presença da modalidade, são eles: Pista de Skate do Complexo Esportivo Prefeito João dos Santos e Pista de Skate da Área de Lazer do Bairro Bela Vista.

Voleibol
Voleibol é um esporte praticado numa quadra retangular dividida em duas partes iguais por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo do jogo é fazer com que a bola toque o chão da quadra adversária. O jogo é dividido por sets, a equipe que fizer três sets primeiro vence a partida, cada set vai até 25 pontos, tendo que manter dois pontos de vantagem para vencer o set. Caso cada equipe vença dois sets o quinto (chamado de tie-brake) vai até 15 pontos, valendo a regra de ter que manter dois pontos de vantagem para vencer o set.
Hoje o Projeto de Iniciação esportiva conta com sete núcleos esportivos que possuam a presença da modalidade, são eles: EEB Frei Godofredo, EEB Vitório Anacleto Cardoso, Ginásio Wilmar Suly Pereira (Bela Vista), Sociedade Gasparense, EEB Ferandino Dagnoni, Ginásio Mozart Nunes (Vila Isabel), EEB Zenaide Schmitt Costa e Colégio Madre Francisca Lampel.

Xadrez
O Xadrez é um jogo de mesa disputado por dois jogadores. O esporte consiste na utilização de um tabuleiro e 16 peças, sendo representados por peões, torres, cavalos, bispos, um rei e uma rainha. O objetivo do jogo é conquistar o rei de seu adversário através da jogada popularmente conhecida no esporte por cheque-mate. É um jogo que requer raciocínio lógico e estratégia, não envolve o elemento sorte, com exceção do sorteio das cores no início do jogo, onde as peças brancas iniciam a partida, e as escuras fazem a segunda jogada.
Hoje o Projeto de Iniciação esportiva conta com dois núcleos esportivos que possuam a presença da modalidade, são eles: EEB Frei Godofredo e EEB Zenaide Schmitt Costa.

Inscrições
Aos jovens e pais interessados em fazer a matricula dos filhos nos núcleos do Iniciação Esportiva podem fazê-la diretamente com o Professor indo até núcleo onde deseja fazer a matricula nos horários dos treinos. A tabela com os núcleos, endereços e horários dos treinos completa pode ser encontrada no portal oficial da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL) através do link (Projeto de Iniciação Esportiva).