Defesa Civil registra duas ocorrências de deslizamentos em Gaspar

Município está em estado de atenção por conta do alto volume de chuvas

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil está em estado de atenção devido às chuvas volumosas que ocorrem no município desde a tarde de sábado (6) e com previsão de ainda volume para os próximos dias. Foram registradas duas ocorrências de deslizamentos nos bairros Bela Vista e Sertão Verde até a manhã desta segunda-feira, dia 8.

Além disso, a Defesa Civil estadual emitiu um alerta para a formação de um ciclone extratropical, a partir de terça-feira, dia 9, que pode provocar temporais, rajadas de ventos e previsão de mais de 100 mm de chuva.

As equipes da Defesa Civil seguem nas ruas monitorando e atendendo solicitações através do 199. “Nossas equipes estão de prontidão 24 horas. Aconselhamos que em caso de movimento de terra, lâminas de água, inclinação de postes e árvores, que a população abra uma ocorrência no 199. É só assim que vamos conseguir agir com mais precisão”, comenta a superintendente da Defesa Civil, Ana Janaína de Medeiros

De acordo com a previsão do tempo, entre a tarde de terça e noite de quarta-feira (9 e 10) pode ocorrer fortes rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h em todas as regiões de Santa Catarina. Em casos de ventos fortes, a recomendação é que a pessoa busque um local abrigado, longe das árvores, placas, postes, ou objetos que podem ser arremessados.

Monitoramento

A Defesa Civil conta com o aplicativo Alerta Gaspar para informar a população em tempo real sobre a situação do município, além de envio de notificações e cotas de enchente. O aplicativo está disponível para download gratuito para dispositivos móveis. Outra forma de informação em tempo real é o site oficial da Defesa Civil. No local, o usuário também acompanha informações sobre o estado de Gaspar.
Acesse o site: link;