Gaspar promove ações para Juventude

Município destaca o papel dos jovens nas mudanças enfrentadas na sociedade

Em Gaspar, a Assessoria de Assuntos da Juventude trabalha diariamente para criar ações e atividades que têm como objetivo criar o protagonismo do jovem em diversos segmentos, seja contribuindo na criação de políticas públicas, culturais, saúde, educacional, entre outros.

No último dia 12 foi o Dia Internacional da Juventude. A data, escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) destaca o papel dos jovens nas mudanças e desafios enfrentados por essa parcela da população.

Entre as ações realizada ela Prefeitura está o projeto Hackathon da Juventude, que busca solucionar problemas do município com a participação efetiva dos jovens. Neste ano, o projeto terá como tema “Conectando o Esporte”, o objetivo será a criação de um aplicativo para fazer a gestão do programa ‘Conexão Esporte’.

Outro projeto que coloca o jovem como protagonista é o EnCena. A Prefeitura de Gaspar oferece toda a estrutura necessária (palco e som) para apresentação de jovens talentos é o EnCena. O projeto ocorre todos os meses e a participação é totalmente gratuita. Neste ano, também retorna a Gincana da Juventude, a ação busca aproximar a comunidade estudantil com provas culturais, sociais e esportivas. Todos os alunos com idade acima de 14 anos participam da ação. A assessoria da Juventude realiza todos os anos o Viradão do ENEM, que tem como objetivo realizar aulas preparatórias para a execução das provas.

Gaspar também conta com ações para os jovens ingressarem no mercado de trabalho, o Balcão de Empregos um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, junto com o programa GasparPRO oportuniza vagas de trabalho no município, em parceria com as empresas parceiras. A Feira de Informações sobre as profissões busca conscientizar e informar os jovens sobre os principais desafios sobre o mercado de trabalho.

O Assessor da Juventude de Gaspar, Denis Eduardo Estevão, conta sobre as atividades dedicadas a esse público. “As ações para a juventude desde 2017 buscou intensificar a participação dos jovens no dia a dia da nossa Gaspar, são ações que acontecem a fim de proporcionar um futuro melhor e gerar qualidade de vida para todos”, comenta.

Foto: EnCena. Guilherme Spengler