Gaspar está com inscrições abertas para oficinas de leitura

Matrículas devem ser realizadas até o dia 22 de agosto

A Biblioteca Municipal Dom Daniel Hostins em parceria com o projeto Semear Leitores está com inscrições abertas para oficinas de leitura e poesia. As oficinas serão ministradas no Coreto Municipal ‘Espaço de Leitura Vinícius de Moraes’. As matrículas devem ser efetuadas através do WhatsApp da biblioteca (47) 3091 2203, ou online, por meio dos links para a oficina de leitura ou para a oficina de poesia. As vagas são limitadas e devem ser realizadas até o dia 22 de agosto.

Serão oferecidas para a comunidade duas oficinas uma com a mediadora Karina Spengler Schramm, com o tema de “Cadê a Poesia?”. A oficina pretende explorar a leitura da poesia, além de trazer um olhar mais sensível sobre imagens, musicalidade, o corpo e a declamação através de exercícios práticos, da leitura e da sensibilização para a experiência poética. As aulas serão iniciadas no dia 25 e agosto, com turmas no período vespertino e matutino. A oficina terá sete encontros.

A outra oficina é com o professor Luiz Alberto Pereira. O objetivo da oficina é aproximar os alunos do espaço da Sala de Leitura ‘Vinícius de Moraes’, além de estimular a leitura dos livros do local. A ação pretende instigar a criatividade para a realização da leitura em diversos segmentos meio de escuta, diálogos intertextuais, conversas sobre modos de ser leitor, espaços, projeto favorável, além de outras ideias.

De acordo com a Diretora da Biblioteca, Lúcia Kistner, as ações serão realizadas para incentivar ainda mais a leitura. “Precisamos dar importância ao ato de ler, considerando que a leitura é um aprendizado para a vida, além de favorecer o desenvolvimento e a ampliação da linguagem. Com essas ações, nós queremos que a leitura seja cada vez mais difundida não apenas nas escolas, mas nos espaços próprios como o Coreto e a Biblioteca Municipal”, explica.

Semear Leitores

Programa Semear Leitores foi criado pela Fundação Bunge para estimular o contato da criança com os livros de maneira prazerosa e, por meio da leitura, incentivar a ampliação do universo. Para isso, a Fundação apostou na oferta de espaços acolhedores e lúdicos, projetados especialmente para facilitar o acesso aos livros.

O acervo conta com de cerca de mil títulos, renovados anualmente com o envio de kit com novos livros, além de baús lúdicos, com adereços e fantasias que contribuem para as atividades realizadas nos espaços, como as contações de histórias, tornando o momento ainda mais interessante para os pequenos.

Realizado em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios e outras entidades, o Programa também promove a formação de mediadores de leitura, profissionais responsáveis por estimular o gosto pelos livros, por meio de encontros presenciais e ferramenta online. Atualmente, já são 33 espaços Semear Leitores, presentes em nove estados – Santa Catarina (Gaspar), Rio Grande do Sul (Rio Grande), Paraná (Ponta Grossa e Paranaguá), São Paulo (Santos, Orindiúva, Icém, Paulo de Faria, Riolândia, Palestina, Carapicuíba, Nova Granada e Guaraci), Minas Gerais(Santa Juliana e Fronteira), Bahia (Luís Eduardo Magalhães), Tocantins (Tupirama e Bom Jesus do Tocantins), Pará (Itaituba) e MT (Rondonópolis).

Confira o cronograma das aulas: