Gaspar cria Diretoria de Bem-Estar Animal

Nova lei foi sancionada nesta terça-feira, dia 16

Atenção, cuidado e carinho com nossos amigos de quatro patas: A partir de agora, a Prefeitura de Gaspar cria uma Diretoria de Bem-Estar Animal, concretizando um marco histórico na defesa dos direitos animais no município. A Lei Complementar nº 180, sancionada nesta terça-feira, dia 16, estabelece a nova estrutura dedicada à proteção e promoção da saúde animal com foco no controle populacional e outras políticas públicas.

Vinculada à Secretaria de Planejamento Territorial, dentro da Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Diretoria de Bem-Estar Animal terá um papel fundamental no desenvolvimento de ações e programas estratégicos. Entre as suas atribuições, estão: reforçar o controle e acompanhamento da população animal, prevenir e combater zoonoses, campanhas de vacinação serão realizadas para prevenir a disseminação de doenças transmissíveis entre animais e pessoas e defender os direitos dos animais.

Além disso, a Diretoria de Bem-Estar Animal investirá em projetos educativos, como palestras, minicursos e outras atividades serão realizadas para conscientizar a população sobre a importância da causa animal e promover a posse responsável de animais.

O prefeito Kleber Wan-Dall destaca a importância da criação da diretoria. “Este é o primeiro passo para um novo tempo de atenção e compromisso do poder público com a saúde animal em Gaspar. Com a implantação da diretoria, teremos a possibilidade de estruturar políticas públicas eficientes, firmar parcerias com entidades e defensores da causa, e buscar recursos para oferecer serviços de excelência, que se tornarão referência no futuro”, ressalta Wan-Dall.

Mesmo com a sanção da Lei, a Prefeitura de Gaspar auxilia a causa animal, com a compra de mais de 145 toneladas de ração, que são enviadas para ONGs e abrigos no município, com um investimento de mais de R$ 600 mil nos últimos anos. Além disso, foram feitas mais de mil castrações custeadas pela prefeitura, também em abrigos e ONGs no município, que auxiliam de forma efetiva no controle da população de animais de rua.