Defesa Civil finaliza atendimento de 13 ocorrências em Gaspar

Acumulado de 250 mm coloca cidade em estado de atenção

Após cinco dias de chuvas intensas, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil, atendeu 13 ocorrências desde sábado, dia 13. No acumulado geral, foram registrados cerca de 250 mm de chuva no município desde o início das precipitações. Gaspar segue em estado de atenção devido ao alto risco de deslizamentos na cidade.

A principal ocorrência atendida pelo órgão foi um deslizamento de grande porte na Estrada Geral do Gaspar Alto, durante a noite de segunda-feira, dia 15. A via teve que ser interditada e durante a tarde de terça-feira, dia 16, equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos removeram a terra e liberaram a via.

As outras ocorrências atendidas foram seis quedas de árvores em via pública, dois deslizamentos em via pública, dois deslizamentos em propriedades particulares e dois alagamentos em propriedade particular. Esses incidentes ocorreram nos bairros Margem Esquerda, Belchir Alto, Centro, Alto Gasparinho, Lagoa, Gasparinho, Gaspar Alto e Gaspar Grande.

Equipes da Defesa Civil seguem em alerta para atender qualquer tipo de ocorrência, por meio do telefone 199 ou do WhatsApp (47) 99236-2147. Pessoas que residem em encostas devem ficar atentas aos riscos de deslizamentos devido ao solo ainda estar encharcado.

Previsão do Tempo

De acordo com a previsão do tempo divulgada pela Defesa Civil de Santa Catarina, nesta quarta-feira, o tempo volta a ficar firme em Gaspar. Ao longo do dia, o avanço de uma massa de ar seco sobre SC favorece o retorno do predomínio de sol com poucas nuvens, deixando a tarde mais aquecida, com máxima entre 26 e 28°C. A mínima ocorre à noite e varia entre 18 e 20ºC.

Na quinta-feira, as condições de tempo permanecem firmes devido à atuação de uma massa de ar seco sobre SC. No início da manhã, a temperatura é mais baixa com sensação de frio, mas ao longo do dia, o predomínio de sol com poucas nuvens favorece a elevação gradual da temperatura e traz uma sensação térmica mais agradável. A mínima varia entre 14 e 16ºC e a máxima entre 25 e 27°C.

Na sexta-feira, não há mudança nas condições de tempo. A atuação da massa de ar seco sobre SC deixa o início da manhã com temperatura mais baixa. No decorrer do dia, o predomínio de sol com poucas nuvens auxilia na elevação gradual da temperatura. A mínima varia entre 14 e 16ºC e a máxima entre 25 e 27°C.

Entre o sábado e o domingo, o tempo permanece firme devido à atuação de uma massa de ar seco sobre SC. No início das manhãs, a temperatura é mais baixa e as mínimas variam entre 15 e 17ºC. Mas no decorrer dos dias, o predomínio de sol com poucas nuvens auxilia na elevação gradual da temperatura e traz uma sensação térmica mais agradável, com as máximas variando entre 26 e 28ºC.