Prefeitura de Gaspar impulsiona a educação digital no município

Programa Educatech oferece formação em tecnologia para professores da rede

Em tempos em que o acesso à tecnologia está na palma da mão, a utilização de ferramentas digitais na educação ganha ainda mais importância. Diante dessa realidade, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, inicia o programa Educatech, que oferece um pacote de formação em tecnologias para os professores da rede municipal de ensino. A novidade foi revelada nesta quarta-feira, dia 17, para os mais de 550 professores presentes no Bela Vista Country Clube.

Com o Educatech, os professores terão acesso e aprenderão a utilizar ferramentas que podem auxiliar na implementação de conteúdos em sala de aula. Um dos exemplos de ferramentas é a formação em Canva, Inteligência Artificial, entre outros. A formação será conduzida pela Colaborativa, uma consultoria de tecnologia educacional parceira da Google, para a implantação da plataforma tecnológica.

Durante o evento, a Prefeitura de Gaspar recebeu a notícia que coloca a educação do município em outro patamar. Agora, a Escola Norma Mônica Sabel atingiu pré-requisitos para que, no futuro, a rede possa ter o Certificado Internacional em Referência Google For Education. A notícia foi dada pelo gerente da Google For Education Brasil, Fabio Nakano.

Para o prefeito Kleber Wan-Dall, esse é um importante reconhecimento para o município. “É gratificante ver o avanço na rede e a maturidade em relação às tecnologias educacionais que a cidade vem conquistando a cada ano. Os resultados estão sendo colhidos à medida que o projeto avança, graças aos esforços de todos os nossos profissionais, para entregar uma educação cada vez mais significativa aos estudantes”, salienta o prefeito.

Transformação Digital

O programa de educação digital desenvolvido pela Prefeitura de Gaspar, Semed e Colaborativa reuniu iniciativas que levaram ao corpo docente, alunos e funcionários novas tecnologias para o ambiente educacional, a fim de otimizar, facilitar e aprimorar a dinâmica dentro e fora de sala de aula.

Para professores, gestores e funcionários da rede municipal, foram oferecidos cursos de formação pedagógica, combinando ambientes virtuais de aprendizagem e encontros síncronos, nos quais os profissionais foram capacitados para atuar com ferramentas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem e na gestão escolar, de acordo com cada segmento de atuação.

No Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google, alunos dos anos finais de sete escolas municipais se tornam multiplicadores dos recursos digitais em ambiente educacional. Esses estudantes passam por uma imersão sobre as principais ferramentas do Google, em um curso remoto de formação, e estão aptos a auxiliar outros membros da comunidade escolar.

Outro projeto que integrou a agenda de transformação digital no município foi o Colab Coding – Programação para Todos, que contemplou alunos selecionados com um programa de apresentação dos recursos do iPad e introdução à linguagem de programação Swift, a mesma utilizada por profissionais da Apple. O curso, dividido em atividades on-line e presenciais, tem como objetivo estimular o pensamento computacional e o raciocínio lógico nos estudantes, além de ressaltar a importância da interação e trabalho em equipe.

Atualmente, a rede também conta com Chromebooks gerenciados, disponíveis para uso dos profissionais e estudantes, integrando o dia a dia no ambiente escolar. Todas as ações foram conduzidas pela equipe de profissionais da Colaborativa, especialistas em tecnologias educacionais e certificados pelo Google.