Gaspar contabiliza 131 casos de Dengue, sendo que 7 estão internadas

Boletim epidemiológico aponta 391 focos do mosquito e 542 casos em investigação

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, divulga nesta quinta-feira (28) o boletim epidemiológico da dengue. O boletim informa 40 casos confirmados da doença, 163 casos em investigação, sete pacientes internados, além de 12 focos do mosquito Aedes aegypti identificados no período de 22 a 28 de março. No acumulado desde janeiro, Gaspar contabiliza 131 casos de dengue, 542 casos em investigação e 391 focos do mosquito. Das pessoas com a doença, sete estão internadas, sendo que duas estão na UTI.

A principal preocupação no momento é o possível aumento do nível de alerta para a dengue, devido às condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito, como chuvas e calor intenso. O país enfrenta um período crítico, com aumento de casos em diversas regiões, e o Governo de Santa Catarina já está em estado de emergência, além de municípios vizinhos registrarem óbitos.

As ações de combate à dengue estão sendo intensificadas, com fumacês e atividades dos agentes de enedemias. A Prefeitura também abriu uma Central de Hidratação. O serviço funciona das 7h às 13h, e está instalado na Policlínica Municipal Dr. Valmor Bedusch. A estrutura conta com 10 leitos de observação e medicação. A Central de Hidratação é um espaço destinado especificamente para pacientes que já receberam atendimento prévio em uma Estratégia Saúde da Família (ESF) e foram encaminhados com suspeita de Dengue.

No local, profissionais coletam sangue para a realização de hemogramas. Os exames são coletados de acordo com a avaliação do profissional de saúde em pacientes para avaliar o nível das plaquetas e hidratação, além de avaliar a melhor conduta e o manejo adequado do paciente em cada situação.

O resultado do exame leva em torno de 2 horas, tempo durante o qual os pacientes ficam acolhidos no espaço específico, já recebendo hidratação e medicação conforme a avaliação médica.

Os pacientes com sintomas como febre alta, falta de apetite, cansaço, dor ao movimentar os olhos e dor muscular devem procurar as ESFs para avaliação com o profissional. Diferentemente da Covid, a dengue requer hidratação, por isso é importante beber bastante água durante o tratamento.

A Dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e os sintomas podem incluir febre alta, dor atrás dos olhos e dores musculares intensas. Em caso de suspeita, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica e tratamento adequado. A dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, requer acompanhamento hospitalar.

Como evitar a proliferação do Aedes aegypti

• Elimine água parada de todos os recipientes;
  • Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
  • Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
  • Mantenha lixeiras tampadas;
  • Deixe os depósitos de água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
  • Plantas como as bromélias, devem ser evitadas, pois acumulam água;
  • Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
  • Mantenha ralos cobertos com telas de malha fina para evitar que o mosquito tenha acesso ao local;
  • Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana;
  • Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito;
  • Retire a água acumulada em lajes;
  • Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
  • Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
  • Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da Dengue.

Agentes de Endemias

Gaspar conta com 24 agentes de endemias que atuam na prevenção e controle da Dengue. Eles realizam vistorias em residências e terrenos baldios, verificando a presença de criadouros do mosquito e orientando a população sobre medidas de prevenção.

Conheça os agentes de endemias – Município de Gaspar