Educação de Gaspar realiza parada pedagógica nesta quinta-feira, dia 20

Ação já estava prevista no calendário do ano letivo, divulgado no primeiro dia de aula

Não haverá aula na rede municipal de ensino de Gaspar nesta quinta-feira, dia 20. A Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Educação reforça que, nesta data, acontece a primeira Parada Pedagógica do ano. A ação já estava prevista no calendário do ano letivo, divulgado no primeiro dia de aula a todos os pais e responsáveis.

Prevista uma vez a cada trimestre para todas as unidades, CDI’s e Escolas, a parada tem como objetivo inicial o fechamento de trimestre, avaliação de estudantes e distribuição de notas. Neste dia, todos os profissionais da escolas e CDI’s (professores, auxiliares, estagiários, serventes, zeladores, coordenadores, diretores) realizam estudos e alinhamentos pedagógicos e os alunos são dispensados.

Os profissinais também reforçam o estudo da resolução do COMED (Conselho Municipal de Educação) 2023, que trata do sistema de avaliação, fechamento do trimestre, organização de datas, abordagem com o olhar pedagógico com foco no currículo contínuo e integral. Nessa edição, também serão discutidos projetos e ações de rede, como a parceria com o ProLata e o Aluno Tutor Google.

Serão realizadas a avaliação contínua, percurso formativo, olhar do estudante e avaliação de individual de cada criança. Essas propostas já são pré-requisito com foco no resultado dos rendimentos dos estudantes do município e na preocupação com um planejamento inclusivo. “Crianças aprendem de maneiras diferentes, por isso revisitar os documentos norteadores nesses momentos são de grande relevância, principalmente para garantir o direito de aprendizado de cada criança”, salienta o secretário de Educação, Emerson Antunes.

Esse ano, uma nova etapa está sendo somada a parada pedagógica. A equipe multidisciplinar criada para planejar o atendimento emocional de de estudantes e profissionais realiza uma formação com os profissionais da educação, voltada à violência e segurança. Nos próximos dias, novas ações voltadas para estudantes e familiares serão divulgadas.

No segundo e terceiro trimestre, duas novas paradas pedagógicas serão realizadas, mantendo o foco na educação. Vale lembrar que o calendário anual, aprovado pelo COMED (conselho municipal de educação) segue ativo.

Foto: Arquivo PMG