Sete de Setembro e Centro recebem fumacê de combate à dengue

Inseticida será aplicado nesta quinta-feira e diversas ruas de ambos os bairros

Nesta quinta-feira, dia 20, os bairros Sete de Setembro e Centro recebem a aplicação de inseticida para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A ação é executada pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, e poderá ser adiada em caso de chuva.

O fumacê será aplicado na Rua Monte Castelo, no Bairro Sete de Setembro, a partir das 6h, em seguida a Rua José Vanzuiten, no Centro, também receberá a ação. Os locais foram escolhidos por serem considerados infestados e com confirmação de pacientes positivos.

O inseticida utilizado para combater os mosquitos não traz nenhum prejuízo à saúde da população, pois é recomendado pelo Ministério da Saúde. A orientação da Secretaria de Saúde é que à população, ao perceber que os agentes se aproximam das residências com o carro, abram as portas das casas para que o fumacê tenha maior eficiência. Além disso, é necessário que os animais domésticos sejam abrigados dentro de casa para evitar possíveis acidentes em via pública.

O produto pulverizado atua no bloqueio do ciclo de proliferação do mosquito e é considerado uma ação complementar no combate à doença, com atuação temporária. Por isso, é fundamental que todos façam a sua parte e elimine os focos de duradouros na residência. Mantenha caixas d’água e outros reservatórios devidamente tampados, guardando pneus em locais cobertos para que não sirvam de criadouro para o mosquito.

Dengue em Gaspar

Gaspar possui oito casos positivos da Dengue, sendo que 31 estão em investigação. O número total de focos encontrados em todo o município é de 369. O município possui seis bairros considerados infestados, são eles: Sete de Setembro, Santa Terezinha, Centro, Coloninha, Bela Vista e Margem Esquerda.

Imagem: TV GASPAR