Benefícios Eventuais

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social possui Benefícios Eventuais para o enfrentamento de vulnerabilidades dos munícipes. Desde dia 1º deste mês, os três Centros de Referência de Assistência Social – CRAS: Casa da Família, Dra. Zilda Arns Neumann e Silvio Schramm, passaram a atender usuários com necessidade de acesso aos Benefícios Eventuais- Auxílio Cidadão. Exemplo de alguns benefícios existentes na Secretaria de Assistência Social: Auxílio natalidade, Auxílio funeral, Auxílio vulnerabilidade temporário (Auxílio Cidadão) e auxílio passagem.

Anteriormente, a solicitação dos Beneficio Eventuais, era efetuada no prédio do Gascic na Secretaria de Assistência Social.

Ocorre que a partir de 1º de março do corrente o Benefício Eventual – Auxílio Cidadão foi descentralizado e passou a ser avaliado/ para possível concessão nos CRAS. Tal avaliação é realizada por profissional do serviço social, que compõe as equipes dos referidos CRAS conforme abrangência do usuário e mediante prévio agendamento. Para o atendimento/ avaliação serão solicitados documentos conforme listagem abaixo.

§ 3º Para avaliação da concessão de Benefícios Eventuais são necessários apresentar os seguintes documentos:
I – Comprovante de inclusão no Cadastro Único – CadÚnico;
II – Carteira de Identidade e CPF, e ou documento comprobatório da ausência dos mesmos, de todos os membros da família, que residem no mesmo domicílio;
III – Certidão de nascimento de crianças e adolescentes, quando não possuir carteira de identidade;
IV – Carteira de Trabalho de todos os membros da família, maiores de 16 anos, que residem no mesmo domicílio;
V – Comprovante de rendimentos, sendo: comprovante de pagamento atualizado, pensão alimentícia, comprovante de seguro desemprego;
VI – Declaração de existência ou inexistência de benefícios previdenciários (aposentadoria, pensão, auxílio doença, outros benefícios sociais como BPC) de todos os membros da família maiores de 16 anos, que residem no mesmo domicilio; (Suspenso temporariamente a solicitação desse documento devido a CVID 19).
VII – Comprovante de residência atual, do ano em curso (fatura de água, luz, telefone e outros);
VII – Comprovante de locação, no caso de pagar aluguel;
VIII – Carteira de pré-natal, no caso de gestante;
IX – O técnico do Serviço Social poderá solicitar outras documentações, se assim julgar necessárias, para formular seu parecer.

Demais Benefícios Eventuais (Auxílio passagem, auxílio funeral, auxílio natalidade) continuam com avaliação sendo realizada na Secretaria de Assistência Social (Sede no GASCIC).

“É importante reforçar que todos os Benefícios possuem os devidos critérios que devem ser atendidos por quem solicita. Outra informação importante é que esses auxílios são eventuais, servem para auxiliar as famílias quando estas atravessam por momentos de maior vulnerabilidade”, destaca o secretário de Assistência Social, Salésio Conceição. Além disso, as assistentes sociais que farão avaliação para possível concessão do Benefício Eventual – Auxílio Cidadão fazem parte das equipes técnicas dos CRAS.

CRAS CASA DA FAMÍLIA
Rua Tubarão, nº 13 – Jardim Primavera – Bela Vista Telefone e whatsapp: 3332-2831
Bairros de abrangência: Bela Vista, Figueira, Coloninha, Gaspar Alto e Gaspar Grande.

CRAS ZILDA ARNS NEUMANN
Rua Argemiro Krauss, nº 113 – Praça CÉU – Gaspar Mirim Telefone e whatsapp: 3332-7598;
Bairros de abrangência: Barracão, Bateias, Gaspar Mirim, Santa Terezinha, Gasparinho, Macucos, Alto Gasparinho.

CRAS SÍLVIO SCHRAMM
Rua das Palmeiras, nº 35 – entrada do Sertão Verde – Margem Esquerda Telefone e whatsapp: 3332-7068;
Bairros de abrangência: Belchior Central, Belchior Alto, Belchior Baixo, Margem Esquerda, Arraial D’Ouro, Lagoa, Sete de Setembro, Centro e Poço Grande.