Aumenta casos de Dengue em Gaspar

Município está com nove casos confirmados da doença neste ano

O número de novos casos de dengue aumentou em 125% nesta semana em Gaspar, conforme dados divulgados nesta segunda-feira, dia 5, pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica. Atualmente, o município registra 9 casos positivos, enquanto no último boletim esse número era de 4.

Segundo o boletim, aproximadamente 27 casos ainda aguardam confirmação por meio de exames. O número de focos de dengue encontrados no município é de 63.

Diante do aumento de casos, a Secretaria de Saúde intensifica as ações de combate, realizando visitas às regiões com maior incidência de casos e focos. Nestes locais, os agentes de combate a endemias da Vigilância em Saúde orientam a população e removem criadouros de mosquitos.

Conte com os agentes

Atualmente Gaspar conta com 25 agentes de endemias, eles são responsáveis pela realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, além de verificar se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças. Os profissionais também auxiliam na prevenção com as orientações aos moradores de Gaspar.

Conheça os agentes de endemias de Gaspar através do link:

Conheça os agentes de endemias – Município de Gaspar

Confira como deixar sua casa livre do mosquito da dengue.

No pátio ou área externa:

  • Verifique os vasos de plantas, retirando os pratinhos. Passe esponja para limpar os ovos que podem ficar aderidos.
  • Bromélias e outras plantas que podem acumular água: revise semanalmente e remova a água, sempre que possível (se estiverem em vasos, vire de cabeça para baixo). Nas plantas no solo, dê um jato de água nas folhas para remover larvas que tenham se desenvolvido no encaixe das folhas.
  • Veja se tem materiais em uso e que possam acumular ou estejam com água (baldes, potes, garrafas): secar, tampar ou colocar em local coberto. Caixas d’água, tonéis ou recipientes para armazenamento de água da chuva: manter tampados sem frestas ou colocar tela milimétrica para cobrir.
  • Recolha o material que poderá ser descartado (latinhas, embalagens plásticas, vidros, garrafas PET, etc.) e coloque em saco plástico para a coleta seletiva de lixo do DMLU.

No seu imóvel:

  • Veja se a calha está desimpedida, removendo folhas e outros materiais que possam impedir o escoamento adequado da água;
  • Ralos, especialmente de águas de chuva: verifique se estão com água em período seco; nesse caso, coloque tela milimétrica ou adicione, semanalmente água sanitária no ralo;
  • Piscinas plásticas pequenas: devem ser periodicamente esvaziadas ou serem tratadas com cloro;
  • Piscinas fixas: devem ser limpas uma vez por semana e tratadas com cloro sempre.

Cuidados especiais:

  • Caixa d´água: manter sempre bem tampada.
  • Pneus: manter em local coberto ou fazer furos grandes para escoamento da água, caso os utilize na área externa.
  • Banheiros externos, áreas sem uso: manter vasos sanitários tampados; coloque tela milimétrica nos ralos.