Projeta Gaspar revoluciona ferramentas de gestão pública e transparência

Prefeitura lança portal de transparência e gestão com informações detalhadas de projetos e ações executados e planejados

A Prefeitura de Gaspar lança, nesta segunda-feira, dia 8, o Projeta Gaspar, um portal de transparência e gestão pública que coloca à disposição da população informações detalhadas sobre todas as obras e ações da administração municipal. São mais de R$ 320 milhões em investimentos em educação, saúde, infraestrutura, entre outros agora disponíveis para consulta de forma georreferenciada, ou seja, no mapa da cidade. A ferramenta é revolucionária e deve se tornar referência no Estado.
Idealizado e criado pelo Escritório de Projetos da Secretaria da Fazenda e Gestão Administrativa, o Projeta Gaspar representa um salto de qualidade na gestão pública municipal, promovendo eficiência interna e transparência externa. A plataforma automatiza processos, centraliza informações e permite o acompanhamento em tempo real dos projetos. Ao mesmo tempo, garante acesso livre e irrestrito a dados detalhados sobre todas as obras e contratos da administração, promovendo a participação social e o controle social dos investimentos públicos.
O Projeta Gaspar oferece uma experiência de consulta rápida e intuitiva. Os dados estão disponíveis no mapa da cidade, com fotos e fichas técnicas de cada projeto, incluindo valor total do investimento, fonte do recurso, fotos da obra, descrição detalhada das ações e situação atual do projeto (em andamento, concluído, etc.).
Atualmente, o portal conta com mais de 400 projetos cadastrados, em todos os bairros de Gaspar, realizados desde 2017. No Bairro Santa Terezinha, por exemplo, foram investidos mais de R$ 80 milhões em obras do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), reforma da Escola Zenaide Schmitt Costa, revitalização da Rua Barão do Rio Branco, entre outras.

Além das obras e ações executadas desde 2017, o Projeta Gaspar disponibiliza informações de projetos que estão confeccionados e prontos para captação de recurso. Dessa forma, o governo municipal deixa um legado para o futuro e planeja a cidade para os próximos anos.

“Nossa equipe do Escritótio de Projetos se dedicou arduamente na busca e desenvolvimento dessa ferramenta. Ainda temos projatos para serem cadastrados e o site será atualizado conforme a demanda. Mas, com certeza, seremos referência no Estado com essa ferramenta”, afirma o secretário de Fazenda e gestão Administrativa, Marcos da Cruz.
Para o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, a plataforma marca um avanço significativo na transparência do município. “O Projeta Gaspar é um marco na história da nossa cidade. É um compromisso com a transparência, a eficiência e a participação social. Acreditamos que a informação é fundamental para o exercício da cidadania e para a construção de um futuro melhor para Gaspar”, destaca Wan-Dall.
O Projeta Gaspar foi desenvolvido com software livre e código aberto, o que garante maior segurança, confiabilidade e economia para o município. A plataforma é responsiva e pode ser acessada em qualquer dispositivo, como computadores, tablets e smartphones.
Acesse o Projeta Gaspar e acompanhe os investimentos públicos no bairro, rua, por meio do link: https://projeta.gaspar.sc.gov.br/.