Educação de Gaspar se mobiliza pelo Autismo

Semana do Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi marcada por de ações de inclusão

Durante toda a semana em que se celebrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que aconteceu no dia 2 de abril, diversas ações foram realizadas nas escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) da rede pública municipal de Gaspar. As atividades tiveram como objetivo sensibilizar, promover a aceitação e fomentar a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade.

As iniciativas promovidas pelas escolas e CDIs conscientizaram não apenas os alunos e crianças, mas também suas famílias e toda a comunidade sobre o transtorno, reforçando as políticas públicas já implementadas pela Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Educação.

Neste ano, as escolas prepararam ações inclusivas, que consistiram em promover momentos de diálogo e reflexão sobre a temática, reunindo estudantes, familiares e educadores. O principal propósito dessas atividades é garantir que todos os alunos e crianças tenham acesso igualitário à educação, aprendendo, crescendo e convivendo de forma harmoniosa, inclusiva e livre de preconceitos.

O prefeito Kleber Wan-Dall, comenta sobre as atividades na semana. “É fundamental lembrar, não apenas nesta semana, mas em todos os dias do ano, que o autismo não define uma pessoa, mas sim faz parte de quem ela é. Nosso papel como sociedade é garantir que todos tenham acesso a oportunidades e condições de desenvolvimento pleno. Agradeço a todos que se mobilizaram e participaram das ações de conscientização. Através do diálogo, da informação e do respeito mútuo, podemos construir uma cidade cada vez mais inclusiva e acolhedora para todos”, pontua o prefeito.

Ações nas unidades:

· Escola Ferandino Dagnoni: Trote “Todos de azul” e Pedal “Todos de azul”.

· Escola Profª Ana Lira: Ação de conscientização com alunos da unidade.

· Escola Rudolfo Günther: Palestra com as crianças e convite para virem de camisa azul.

· Escola Belchior: Atividade com o terceiro ano sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

· CDI Sônia Gioconda Beduschi Buzzi: Contação de história “Tudo bem ser diferente”, música, dança e roda de conversa.

· Escola Ervino Venturi: Uso de camisetas nas cores do Autismo, conversa sobre a importância da conscientização e do respeito.

· CDI Vovó Beta: Palestra com psicopedagogo sobre o tema.

· CDI Cecilia Venturi: Dia do “Veste azul” e foto com todos.

· CDI Francisco Mastella: Palestra sobre o papel dos pais e da sociedade para o desenvolvimento de crianças com autismo, TDAH e outras neurodivergências.

· CDI Vovó Lica: Ações de conscientização e dia do azul.

· Escola Dolores Luzia Krauss: Movimento “Todos de azul”.

· Escola Mário Pederneiras: Ações de conscientização durante a semana.

· Escola Norma Mônica Zabel: Ações de conscientização com alunos e professores.

· Escola Angélica de Souza Costa: Confecção de mural, mediação de leitura e roda de conversa com os alunos.

· CDI Tempos de Infância: Montagem de painel e fala com as crianças de forma lúdica sobre o tema.

· CDI Thereza Beduschi: Palestras sobre o autismo.

· Escola Olimpio Moretto: Falas nas salas, confecção de cartazes e folders com informações sobre o autismo.

· CDI Vovó Leonilda: Ações de conscientização e dia do azul.

Atenção permanente aos alunos com TEA

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, oferece atenção permanente aos alunos com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) durante todo o processo educacional, atualmente, são 235 crianças matriculadas na rede municipal de ensino, diagnosticadas com TEA. O programa Integrar leva tratamento e atendimento multiprofissional para crianças com TEA, matriculadas na rede municipal, além de prestar apoio aos familiares dos pacientes atendidos.

Conscientização em Pauta

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi estabelecido em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de levar mais informações à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os autistas. Em Gaspar, as ações desenvolvidas nas escolas e CDIs durante toda a semana demonstram o compromisso da comunidade em promover a inclusão e a aceitação de pessoas com TEA, fortalecendo os laços de solidariedade e respeito mútuo.