Prefeitura intensifica ações de combate à Dengue

Foram registrados 18 casos da doença no município neste ano

A Prefeitura de Gaspar intensifica as ações contra a Dengue em diversos pontos do município com a realização de bloqueios, feitos através da visita de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, que têm a missão de identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Os trabalhos ocorrem nos bairros com maior incidência da doença neste início de ano. Ao todo, já foram confirmados 18 casos de Dengue, 5 a mais do que no último boletim.

Durante esta semana, ocorreu mais uma reunião da Sala de Situação de Dengue, que reúne diversas secretarias municipais e representantes da sociedade civil, para definir estratégias diante de um cenário de alerta. A maior preocupação no momento é a possibilidade de evolução do nível de alerta, especialmente devido às condições climáticas que favorecem a proliferação do mosquito: chuvas e calor intenso. O país todo enfrenta um momento de alerta com o aumento de casos de Dengue, e o Governo de Santa Catarina já decretou a situação como emergência.

A Prefeitura de Gaspar já trabalha de forma multidisciplinar no combate à Dengue e, nesta semana, foi elaborado um documento oficial para determinar as funções de cada órgão nesse enfrentamento. O Plano de Contingência e está sendo finalizado, porém as ações já acontecem diariamente e há tempo.

Diariamente, os agentes de endemias realizam vistorias em domicílios para procurar locais que possam acumular água. Mais de 85% dos criadouros encontrados estão no interior das residências em pratinhos de vasos, reservatórios de geladeira e ralos.

Nos locais com maior número de confirmações da doença e focos é realizado o ‘fumacê’. “A aplicação do inseticida pelas equipes de nebulização elimina o inseto adulto. É importante, mas se não houver atenção quanto aos criadouros, poucos dias depois aparecerão novos mosquitos. Por isso, é necessário atenção e vigilância constantes nas residências”, ressalta o secretário de Saúde, Santiago Martin Navia.

Além dos trabalhos em campo, a Secretaria de Saúde estruturou as Estratégias Saúde da Família (ESFs) nos bairros para atender pacientes com sintomas da doença: febre, dor na cabeça e articulações, mal-estar, falta de apetite e manchas avermelhadas pelo corpo.

Também são realizadas capacitações com equipes para o acolhimento e tratamento de pacientes, promovidas pela Vigilância Epidemiológica. Desde o ano passado, a Prefeitura de Gaspar já garantiu insumos necessários para promover o atendimento de pacientes em caso de dengue. Isso é importante porque quanto mais rápido a assistência ao paciente, menor é a chance do agravamento da doença, já que a Dengue pode matar.

A Superintendência de Comunicação trabalha em campanhas de conscientização e informação através de notícias, divulgação de boletins, orientações nas redes sociais, entre outros. Ações educativas nas escolas também devem ser intensificadas para que os alunos possam ser multiplicadores da informação.

O prefeito Kleber Wan-Dall comenta sobre a situação. “Estamos intensificando as nossas ações para evitar que a situação se agrave. Nossos agentes de endemias estão realizando um grande trabalho de combate e prevenção para que os focos diminuam e que não causem doenças, mas essa é uma batalha de todos, e contamos com o engajamento da população. Graças à Deus e ao trabalho da nossa equipe ainda não registramos óbitos e queremos seguir garantido a saúde das pessoas”, salienta o prefeito.

A Dengue é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, e os sintomas podem ser: febre alta, dor atrás dos olhos e dor muscular intensa. Em caso de suspeita, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para os devidos encaminhamentos. Em casos de dengue hemorrágica, o paciente necessitará de suporte hospitalar.