Período chuvoso aumenta preocupação com a dengue em Gaspar

No primeiro mês do ano foram registrados quatro casos da doença

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde alerta a população para a atenção redobrada nos dias após as chuvas para a eliminação de água parada. A dengue é uma doença grave que pode levar à morte, e o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, se prolifera em água parada. Dados da Vigilância em Saúde apontam que somente em janeiro, foram registrados 4 casos positivos da doença no município.

Além disso, Gaspar também apresenta 23 casos em fase de investigação, aguardando confirmação por meio de exames, e foram identificados 33 focos do mosquito. “A secretaria segue com ações em todo o município com os nossos agentes de combate a endemias. Além disso, todos os servidores da Prefeitura de Gaspar também se mobilizam diariamente para evitar a reprodução do mosquito da dengue na cidade”, destaca Santiago Martin Navia, secretário de Saúde.

Além disso, o secretário reforça sobre os trabalhos dos agentes de endemias. “Precisamos que a população entenda a importância dos agentes de endemias. Estamos com dificuldade em acessar alguns locais, devido à resistência da população. Todos os agentes são identificados com crachás e uniformes, e o acesso deles nesses locais, são fundamentais para ter um combate mais eficiente”, pontua.

Conte com os agentes

Atualmente Gaspar conta com 25 agentes de endemias, eles são responsáveis pela realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, além de verificar se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças. Os profissionais também auxiliam na prevenção com as orientações aos moradores de Gaspar.

Conheça os agentes de endemias de Gaspar através do link:

Conheça os agentes de endemias – Município de Gaspar

Medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:

• Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
  • Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água; Manter caixas d’agua bem fechadas;
  • Remover galhos e folhas de calhas;
  • Não deixar água acumulada sobre a laje;
  • Encher pratinhos de vasos com areia ate a borda ou lavá-los uma vez por semana;
  • Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
  • Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
  • Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
  • Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
  • Acondicionar pneus em locais cobertos;
  • Fazer sempre manutenção de piscinas;
  • Tampar ralos;
  • Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
  • Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
  • Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
  • Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
  • Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
  • Catar sacos plásticos e lixo do quintal.