Projeto reúne aprendizado de dança a acompanhamento psicológico

O projeto "Dança nos bairros" promete mexer com a cidade de Gaspar. Idealizado pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, teve início na semana passada com aulas em diversas comunidades da cidade. A proposta do projeto é oferecer aulas de dança e acompanhamento psicológico a estudantes, de 06 a 16 anos, da rede Municipal de ensino.

As primeiras aulas do projeto foram ministradas nas localidades de Gaspar Mirim, Barracão e Bela Vista. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social Márcia Pontes houve bastante procura para as aulas. Cerca de 30 alunos, em cada turno, estiveram na Associação de Moradores da Bela Vista para a primeira aula.

O projeto prevê que o professor de dança atue também na percepção das emoções de cada aluno em cada uma das aulas oferecidas. Uma equipe da Secretaria, composta de pedagogo, assistente social e psicólogo, acompanha as aulas. Caso os profissionais identifiquem algum problema que possa ser trabalhado, uma consulta entre aluno e psicólogo é marcada para o decorrer da semana. "O professor consegue perceber se o aluno está distraído em aula, se tem coordenação motora, se está com problemas de relacionamento com os pais, amigos ou parceiros. Se for detectado algum problema, a equipe entra em ação", explica a diretora do Centro Educativo Maria Hendriks, Cleusa Elisabete Zimmermann.

O ritmo ensinado durante as aulas varia de acordo com os pedidos dos alunos envolvidos. O hip-hop, movimento criado nos no final da década de 60 nos Estados Unidos, reconhecido como uma "cultura das ruas", tem sido o ritmo escolhido na maioria das comunidades pelos estudantes inscritos no projeto.

O cronograma de aulas para as próximas semanas já está praticamente fechado. Confira abaixo:

Segunda-feira – Gaspar Mirim, nas dependências do CTG.

Quarta-feira – Barracão, na Associação de Moradores.

Quinta-feira – Bela Vista, na Associação de Moradores.

Sexta-feira – Comunidade São Judas Tadeu, na Margem Esquerda.

A localidade para a realização do projeto às terças-feiras ainda não foi confirmada. As aulas são semanais, gratuitas e acontecem das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Fonte: Centro Educativo Maria Hendriks, fone: 3332-5372

Prefeitura Municipal de Gaspar