Primeiro Júri Simulado movimenta estudantes e professores de Gaspar

Tensão no ar na Escola de Educação Básica Dolores Luzia dos Santos Krauss, em Gaspar. Cerca de 60 estudantes da 8a série do colégio se preparam para um embate no I Júri Simulado que acontece nesta sexta-feira, 11, a partir das 8 horas, no próprio colégio. Divididos em 16 equipes, os alunos precisarão defender ou atacar 8 diferentes temas. O julgamento será de um júri especial, formado de professores, técnicos da secretaria de Educação e representantes da comunidade. Os debates serão mediados pelo professor de informática Victor Caglioni.

Segundo a diretora da escola, Sueli Miranda, o debate é importante pois prepara os estudantes para as discussões da vida real e faz com que eles definam a própria maneira de pensar com base em informações da vida real. Para este primeiro Júri Simulado foram selecionados oito temas. São eles: Aborto, Maioridade Penal a partir de 16 anos, Alimentos transgênicos, Cotas nas Universidades, União Civil de casais homossexuais, Pirataria, Capitalismo e Estilo de vida.

Os estudantes estão desde abril preparando informações, slides, gráficos para a atuação desta sexta-feira, 11. Diversas disciplinas cederam espaço para os alunos se prepararem para o embate. "Foi bastante importante todo esse processo, pois eles acabam percebendo como matemática e português, por exemplo, podem ser utilizados em situações reais. A interdisciplinaridade provocada em embates como esse é fundamental para uma vida social responsável", analisa Sueli.

O debate é aberto a toda comunidade e deve mobilizar também os estudantes de 6a e 7a séries.

Na semana que vem, a escola também organiza a FEINDO (Feira Interdisciplinar da Dolores) – uma feira que reúne os principais trabalhos escolares deste primeiro semestre. Será realizada no dia 16 de julho, a partir das 13 horas até às 19 horas, nas dependências da escola. O evento é aberto a toda comunidade.

Fonte: Escola de Educação Básica Dolores Luzia dos Santos Krauss, fone: 3332-3025

Prefeitura Municipal de Gaspar

Rua Coronel Aristiliano Ramos, 435