Educação de Gaspar supera com folga metas estabelecidas por Governo Federal

  Educação de Gaspar supera com folga metas estabelecidas por Governo Federal

Educação de Gaspar alcança um dos maiores índices na região. Foram divulgados oficialmente na manhã da última terça-feira os novos índices alcançados pelo município no setor de Educação. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Gaspar, superou em 0,5 ponto as metas estabelecidas pelo governo federal de 4,6 (séries iniciais) e 3,9 (séries finais). "Professores, diretores, alunos, equipe técnica da Secretaria estão de parabéns. O salto no IDEB municipal foi astronômico", analisa a diretora pedagógica da Secretaria de Educação Municipal, Gilmara da Silva.

O índice, segundo dados do Ministério de Educação, foi de 5,1 nas séries iniciais (de 1a a 4a) e de 4,4 nas séries finais (5a a 9a). A análise é referente ao ano de 2007. A meta estabelecida pelo Ministério de Educação era de 4,6 e 3,9. Em 2005, os índices estavam em 4,5 para as séries iniciais e 3,9, para as séries finais.

O valor do IDEB é medido em cada escola segundo dados do Censo Brasil, como nível de formação de professores, índice de repetência e de evasão escolar, e resultados na Prova Brasil. A média é repassada ao governo federal que prepara um ranking. O IDEB de Gaspar é um dos maiores alcançados no Vale do Itajaí. O município fica a frente de Blumenau (4,8 e 4,3), Brusque (4,9 e 4,1) e Itajaí (4,8 e 4,1). Também fica a frente da capital do estado, Florianópolis (5,0 e 4,2). A região sul, o estado de Santa Catarina e a região do Médio Vale do Rio Itajaí, são destaques no ranking.

Na ocasião, também foram apresentadas aos gestores da rede municipal como se dará a estruturação para o PAR (Plano de Ações Articuladas) em Gaspar. O plano será essencial para o recebimento de recursos federais nos próximos 4 anos.

Para entrar na fila de recursos do Ministério da Educação, a Secretaria de Educação precisa criar um plano estratégico para a educação municipal. Este plano será criado durante os dias 14, 15 e 16 de julho na Secretaria Municipal de Educação. Ao total, 12 profissionais do município entre técnicos da secretaria e representantes do Ensino Fundamental e Infantil participarão da criação do plano. "Por isso temos uma grande responsabilidade nas mãos. A de pensar o município para os próximos 4 anos. Em nosso plano, provavelmente destacaremos a necessidade de ampliação de escolas e construção de novas, para continuarmos prestando um ensino de qualidade", avisa a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Gilmara da Silva.

O plano estratégico de educação municipal precisa implantar ações previstas no "Plano de Metas", instituído pelo Ministério da Educação em 2007. São 28 metas específicas que governos municipais precisam incorporar à educação para continuar recebendo recursos públicos. As metas foram traçadas pelo governo federal, Unicef e Unesco. Elas estabelecem que gestão pública tem de atuar, por exemplo, no combate à repetência e à evasão, na necessidade de que o educando permaneça mais tempo na escola e promoção de educação infantil.

Maiores informações sobre o IDEB podem ser conferidas no site: www.ideb.inep.gov.br

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, fone: 3332-8982

Diretoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Gaspar

Rua Coronel Aristiliano Ramos, 435

Praça Getúlio Vargas

Telefone: 3332-2138, ramal 203