Gasparense disputa final do Mundial de Corrida de Aventura

Prova de 600 km terá início no próximo sábado (17) e término previsto entre os dias 21 e 24

No próximo sábado (17), o município de Gaspar terá um representante na EXPEDICIÓN GUARANÍ ARWC 2022, a competição é valida como etapa final do Campeonato Mundial de Corrida de Aventura. O Gasparense e também atleta bolsista da FMEL Gaspar, Jonas Junckes é integrante da equipe BRAZIL Multisport, e competirá ao lado de nomes como os do casal de Brasília Camila Nicolau e Guilherme Pahl e do britânico Nick Gracie, outro atleta que também faz parte da equipe é o repórter e multiatleta Fredy Guerra, mas não participara da etapa pela equipe. A prova realizada no Paraguai terá largada na capital Asunción e a previsão de término da prova é entre quatro e sete dias após a largada.

“Nossa equipe tem um retrospecto muito bom na Expedición Guaraní, em seis edições realizadas eu pude estar no pódio por três vezes, a Camila e o Guilherme venceram quatro vezes e o Nick venceu cinco das 6 edições. É claro que por essa ser a final do mundial estarão presentes as 73 principais equipes de todo o mundo, o que dificulta, e muito a competição. Nossa equipe se sente bem confiante, vamos tentar sempre estar nas cabeças, e brigar pelas primeiras colocações”, relata o atleta Gasparense, Jonas Junckes.

A Expedición Guaraní ARWC 2022 é uma das etapas mais difíceis e bonitas do circuito mundial de corrida de aventuras. Os participantes percorrerão a distância total de cerca de 600 km, navegando por rios sinuosos, passando por algumas das colinas mais imponentes do país, pedalando por vários quilômetros por caminhos de areia e lama e realizando rapel e jumaring em paredões de pedra e cachoeiras, tudo isso passando por dentro da mata atlântica.

Uma das principais regras, é que para a equipe pontuar pela ARWC é que a equipe seja mista, ou seja, pelo menos um integrante da equipe tenha que ser do sexo oposto dos demais. Também é obrigatório que as equipes passe por todos os checkpoints e todas as zonas de transições no meio da prova, para que seja comprovada que a equipe esteja passando pelo caminho designado no mapa da prova. Pelo percurso da prova ser secreto, os mapas serão entregues minutos antes do início da corrida, uma vez que as equipes estejam livres de dispositivos móveis.

Muitos momentos da prova serão transmitidos de forma ao vivo pelo portal oficial da Expedición Guaraní ARWC 2022. Também serão publicada diversas fotos, durante a etapa. Para quem tiver interesse em acompanhar um pouco do percurso do gasparense na competição, poderá acessar o seguinte link:

Live Tracking | ARWC2022

A prova da etapa final de corrida de aventura é dividida em cinco modalidades principais, São elas:

Navegação
A navegação pode ser considerada a disciplina principal da prova, pois em todas as seções as equipes terão que avançar apenas com a ajuda do mapa e da bússola. Ter pelo menos um bom navegador em sua equipe pode ser fundamental para alcançar um bom resultado final.

Trekking
As seções de trekking serão quatro, e as mais desafiadoras da corrida. As equipes terão que percorrer caminhos, atravessar ou avançar rios, subir cachoeiras e até mesmo percorrer o meio da mata.

Mountain Bike
Os ciclistas encontrarão três seções de mountain bike durante a prova. Serão realizados em todos os tipos de terrenos, como estrada, areia e lama. Fica por conta das equipes levar algum material sobressalente como câmaras e ferramentas, e poderão usá-las adequadamente em caso de avaria nas bikes. A navegação também será decisiva nesta disciplina.

Caiaque
Haverá apenas uma seção de caiaque. Em rios e corregos, principalmente. Essa etapa será longa e os atletas terão que estar preparados para passar várias horas em seus caiaques.

Cordas
Ao longo da corrida, haverá diferentes atividades de corda, como descida (rappel), subida (jumaring), tirolesa e pontes tibetanas.