Gaspar tem confirma 65 casos de covid-19

Dados são referente aos dias 14 e 21 de junho

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde registrou 65 casos positivos de Covid-19, os dados são referentes aos dias 14 a 21 de junho. De acordo com o boletim, não há nenhuma pessoa internada no Hospital de Gaspar. Durante o período de sete dias, foram realizados 262 testes com um índice de 24,81% de diagnostico positivo.

Os atendimentos para síndromes gripais e sintomas de Covid-19 ocorrem de segunda a sexta em todas as Estratégias de Saúde do município. Os testes são realizados conforme a orientação e critérios do médico de cada unidade.

De acordo com o protocolo do Governo Estadual, os testes antígenos devem ser PRIORIZADOS em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que necessitem de hospitalização, pacientes com sintomas respiratórios que estejam nos grupos de risco para agravamento da doença (idosos, gestantes, puérperas, portadores de comorbidades), trabalhadores de estabelecimentos de Saúde com sintomas respiratórios (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho), triagem de pacientes que precisam ser hospitalizados por outros motivos e profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais, e presenciais, como profissionais de segurança.

O protocolo recomenda evitar a testagem pessoas assintomáticas (inclusive contatos), como requisito para sair do isolamento e como pré-requisito para participação em eventos ou entrada em estabelecimentos.

A única orientação da Secretaria de Saúde é que as pessoas que apresentarem sintomas utilizem máscaras para preservar todos os pacientes e servidores da saúde.

Vacina Covid-19

De acordo com o vacinômetro, 75,87% da população estão com o esquema vacinal (primeira e segunda dose) completo. As vacinas estão disponíveis nas Estratégias de Saúde (ESFs) com sala de vacina.