Gaspar registra 12 ocorrências relacionadas às chuvas

Município está em estado de atenção para deslizamentos

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil, registrou 12 ocorrências até às 13h desta terça-feira, dia 16, causadas pela chuva persistente dos últimos dias. No acumulado geral, foram registrados cerca de 227 mm de chuva no município, desde sábado (13). Gaspar segue em estado de atenção devido ao alto risco de deslizamento na cidade.

A principal ocorrência atendida pelo órgão foi um deslizamento de grande porte na Estrada Geral do Gaspar Alto, que segue interditada. Equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciam nesta tarde a remoção de terra para liberar o acesso da via, o que deve acontecer até o final do dia.

Além desse deslizamento, a Defesa Civil registrou mais dois deslizamentos em vias públicas, um em via particular, dois alagamentos em propriedade particular e três quedas de árvores em vias públicas, todas atendidas e feito os devidos encaminhamentos.

Além disso, a Defesa Civil solicita que a população fique atenta a encostas e áreas com riscos de deslizamento, é importante que o morador fique em alerta a qualquer movimentação de solo, sejam rachaduras, água corrente com barro, movimentação de postes e grades entre outros. A orientação é ligar imediatamente para o número 199 e, em alguns casos mais graves, sair de casa.

A Defesa Civil reforça para a população que segue de plantão atendendo ocorrências através do telefone 199 ou do whatsapp (47) 99236-2147. É importante que todas as situações sejam registradas, mesmo que de pequeno porte, para que o devido registro seja feito. O registro de ocorrências por redes sociais ou outros canais que não sejam o 199 ou o WhatsApp da Defesa Civil não é contabilizado nos relatórios, pois não fornece as informações necessárias para o sistema interno.