Gaspar reforça recomendações para prevenção da COVID-19

Pessoas com sintomas devem procurar Unidades Básicas de Saúde e higienização e uso de máscaras para sintomáticos são recomendados

Com o novo aumento dos casos de COVID-19 em todo o mundo, Gaspar volta a reforçar a necessidade de medidas de prevenção da doença. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, lembra a população que a higieniação das mãos com álcool ou água e sabão é imprescindível e pessoas com sintomas devem utilizar máscara descartável a todo momento. Qualquer pessoas com sintomas deve procurar uma unidade básica de saúde. O Hospital prioriza atendimento de casos graves e urgentes.

Até esta quinta-feira, dia 17, Gaspar registra 83 casos ativos da doença. Todas as unidades básicas de saúde possuem equipe capacitada e testes à disposição da comunidade. São examinados e testados pacientes com sintomas. Pessoas que tiverem coriza, mal estar, dor de cabeça, dor de garganta, tosse, febre e/ou falta de paladar devem utilizar máscaras em qualquer ambiente. O uso de máscaras é altamente indicado em unidades de saúde. Caso positivado, o paciente recebe a orientação de isolamento domiciliar por sete dias.

O médico infectologista e diretor técnico do Hospital de Gaspar, Ricardo Freitas, reforça que a situação não é crítica, mas é necessário agir na prevenção. “Precisamos retomar e reforçar hábitos de prevenção, que, infelizmente, houve relaxamento. Higienização das mãos e o uso de máscaras para pessoas sintomáticas é indispensável para conter essa nova onda. Importante também que as pessoas completa os esquemas vacinais para reduzir impacto do vírus e suas variantes”, salienta.

O secretário de saúde, Francisco Hostins Junior, reforça que a porta de entrada para pessoas com sintomas é a unidade básica de saúde. “Nosso Hospital de Gaspar é uma unidade de atendimento de urgência e emergência. Pedimos que, em casos de sintomas de gripe ou COVID, que as pessoas procurem as unidades de saúde para triagem, testagem e atendimento. Dessa forma evitamos que pessoas com sintomas leves fiquem horas em uma fila para atendimento e a equipe do Hospital pode se concentrar no atendimento de casos graves e em salvar vidas em risco”, ressalta.

“Estamos monitorando a situação na cidade, na região, no Estado e no país. Precisamos mais uma vez que as pessoas nos ajudem nessa luta e façam a sua parte na prevenção. Com a vacinação, segundo os especialistas, a gravidade da doença tende a ser bem menor, mas ainda é contagiosa. Ainda não há motivos para medidas mais extremas. Seguimos vigilantes”, afirma o prefeito Kleber Wan-Dall.

Vacinação

Gaspar segue vacinando adultos e crianças contra a COVID-19. A vacinação foi concentrada em quatro unidades, para evitar desperdício de doses, sendo elas as UBS Centro, Bela Vista, Belchior e Barracão. Confira abaixo datas de vacinação e o público alvo.

Pessoas de 12 a 29 anos:
Todos os dias
Doses disponíveis:
1ª e 2ª doses iniciais
1º reforço

Pessoas acima de 30 anos
Todos os dias
Doses disponíveis:
1ª e 2ª doses iniciais
1º reforço
2º reforço

Crianças de 3 a 11 anos:
Somente às sextas-feiras
Doses disponíveis:
1ª e 2ª doses iniciais

Crianças de 6 meses a 2 anos:
A partir do dia 25/11 somente às sexta-feiras
Doses disponíveis:
1ª e 2ª doses iniciais

*Dose Adicional:
Imunossuprimidos
Trabalhadores de saúde acima de 18 anos