Gaspar realiza força tarefa no combate à dengue

Cerca de 7,5 toneladas foram retiradas de uma residência

Nesta sexta-feira, dia 10, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental – Endemias organizou uma ação de limpeza na residência de um acumulador de materiais, no Bairro Bateias. A atividade contou com a participação de 25 pessoas e mais de 7,5 toneladas de resíduos foram coletadas no local e foram devidamente destinados com a colaboração do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Gaspar.

A situação da casa era monitorada por um agente de endemias responsável pelo área. Depois de algumas vistorias, a casa foi classificada como risco alto para dengue, já que sempre foi encontrado focos do mosquito e casos positivos da doença na região. Além disso, o imóvel apresenta um risco para a segurança, com um agravante severo para insalubridade em trazer transtorno para os vizinhos como a proliferação de animais peçonhentos (ratos, baratas, escorpiões, cobras).

Para solucionar o problema, uma força tarefa foi realizada. A ação envolveu equipe jurídica, secretarias de Obras e Serviços Urbanos, Planejamento Territorial, Secretaria de Educação, Superintendência de Trânsito, Assistência Social e Saúde. A atividade da Prefeitura de Gaspar teve respaldo da legislação federal, que permite a retirada de materiais quando há risco de proliferação do Aedes aegypti.

A força tarefa pensou no bem-estar da proprietário, de sua família e moradores da região. Equipes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), através das psicólogas e assistentes sociais, já realizaram os devidos encaminhamentos, para que esse paciente trate esse tipo de transtorno de acumulação.

O secretário de Saúde, Santiago Martin Navia, explica que esse é um sério problema. “O acúmulo de diversos materiais se transformou em um sério problema de ordem pública, afetando tanto os residentes da casa em questão quanto seus vizinhos. Todas as equipes se engajaram na resolução do problema, cientes da importância de enfrentar essa questão que afeta a saúde pública”, pontua o secretário.

Para denúncias de imóveis com acúmulo de objetos, lixos ou animais:

Vigilância Sanitária
Rua Arnoldo Bernadino de Souza, 75 – Sete de Setembro
Telefone: (47) 3091-2132 ou Ramal 2339, 2338, 2337

Vigilância Ambiental – Endemias (Dengue)
Rua Arnoldo Bernadino de Souza, 75 – Sete de Setembro
Telefone: (47) 3091-2100 Ramal 2336